Grande BH

Uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em Betim a partir desta segunda

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
01/04/2022 às 17:19.
Atualizado em 01/04/2022 às 17:29

A partir desta segunda-feira (4), o uso de máscaras será facultativo em locais fechados, em Betim, na Grande BH. A Prefeitura afirma que a flexibilização leva em consideração a queda expressiva do índice de contaminações e casos graves de Covid-19, além da cobertura vacinal da população.

Ainda assim, como consta no decreto publicado nesta sexta-feira (1º), estabelecimentos devem continuar com as normas de biossegurança, como manter os ambientes ventilados, uso de álcool 70% para higienização das mãos de colaboradores e clientes, e intensificação da limpeza.

A Prefeitura de Betim também ressalta que o decreto não se aplica aos usuários e prestadores de serviços do transporte coletivo municipal e de aplicativos, bem como a locais de prestação de serviços de saúde, tanto da rede pública quanto privada. O documento também não exclui ações fiscalizatórias, nem exime possíveis infrações de sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis.

Balanço e vacinação
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, até esta sexta-feira (1º), foram confirmados 46.490 casos e 1.448 mortes por Covid-19 em toda a pandemia, que começou em março de 2020. Estão em acompanhamento 25 infectados e dois pacientes estão internados em hospitais públicos.

Ainda de acordo com a pasta, até 31 de março, 93% da população acima de 12 anos havia recebido ao menos uma dose da vacina contra coronavírus e 88% completaram o esquema vacinal. Quanto à dose de reforço, a cobertura vacinal está em 50%.

A imunização de crianças de 5 a 11 anos está em 72% para a primeira dose e 22% para a segunda.

Nesta sexta-feira (1) o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou que os municípios mineiros poderão desobrigar o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados a partir de 1º de maio. O uso da proteção em locais abertos já não é mais obrigatório no em Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por