Tuberculose

Vacina BCG é oferecida em 10 postos de saúde de Belo Horizonte: veja lista

Rodrigo de Oliveira e Vanda Sampaio
rsilva@hojeemdia.com.br e vsampaio@hojeemdia.com.br
02/08/2022 às 22:03.
Atualizado em 03/08/2022 às 07:27

Diante da dificuldade do Ministério da Saúde para comprar a vacina BCG, contra tuberculose, a Secretaria Municipal da Saúde de BH decidiu oferecer o imunizante apenas em 10 unidades de saúde da capital. Atualmente, o município conta com estoque de 19 mil doses da vacina.

Pais ou responsáveis devem levar os recém-nascidos exclusivamente nos locais, dias e horários listados pela Secretaria. Veja a lista no fim da reportagem.

De janeiro a maio de 2022, a cobertura da vacina BCG em crianças de até 1 ano em BH chegou a 51,6%.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). É transmitida pela tosse, espirro ou fala. Afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O principal reservatório da tuberculose é o ser humano.

Ela é a doença infecciosa que mais mata adultos no mundo, constituindo-se em um grande desafio para a saúde pública. No Brasil é a 3ª causa de mortes, predominando na faixa etária considerada a mais produtiva da vida: 70% dos óbitos ocorrem pessoas de 15 a 59 anos.

Sintomas
O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que pessoas com tosse por três semanas ou mais procurem atendimento médico. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina (final da tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Diagnóstico
Para o diagnóstico da tuberculose geralmente são utilizados exames de escarro (baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria), além da investigação complementar por imagem.

Transmissão
A doença pode ser transmitida ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. As pessoas com a forma ativa da doença lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes.

Prevenção
A principal maneira de prevenir as formas graves da tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja a lista dos postos para vacinação contra BCG em BH:

  • Barreiro 10h às 16h
  • Centro-sul 10h às 16h
  • Leste 10h às 16h
  • Hospital Militar 8h às 14h
  • Nordeste 10h às 16h
  • Noroeste 10h às 16h
  • Norte 10h às 16h
  • Oeste 9h às 15h
  • Pampulha 7h às 13h
  • Venda Nova 9h às 15h
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por