Em meio à onda de calor extremo e recorde de temperatura máxima no ano, Belo Horizonte e cidades da região metropolitana têm previsão de chuva a partir desta quarta-feira (27). A capital está há 19 dias sem precipitações, que poderiam aliviar a situação.
De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de pancadas de chuva, de até 10 milímetros entre quarta-feira (27) e domingo (1º).
Segundo Azevedo, a chuva vai aliviar o calor intenso, que permanece até quinta-feira (28) na capital, mas a temperatura continua alta em BH no fim de semana, com 32ºC na sexta (29) e 30ºC no sábado (30).
Além da Grande BH, a previsão de chuva se estende para outras regiões do estado como Triângulo Mineiro, Oeste e Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
A capital e região metropolitana também estão sob alerta de baixa umidade relativa do ar. Nesta segunda (25) o índice pode variar entre 20% e 12%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Segundo o Inmet, há riscos à saúde de pessoas e animais risco de incêndios florestais.