Nas redes sociais

‘Vamos entrar jogando garrafas’: mensagens de alunos que já planejavam confusão são identificadas

SEE/MG identificou publicações com incitação à violência feitas antes do evento; briga interrompeu aula sobre inteligência artificial com milhares de alunos

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/11/2025 às 14:26.Atualizado em 19/11/2025 às 14:40.
Confusão entre estudantes interrompeu o aulão no Mineirão; governo investiga publicações que incitaram arremesso de garrafas (Wilson Dias/Agência Brasil )
Confusão entre estudantes interrompeu o aulão no Mineirão; governo investiga publicações que incitaram arremesso de garrafas (Wilson Dias/Agência Brasil )

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, afirmou que parte dos estudantes envolvidos na confusão registrada no aulão sobre Inteligência Artificial (IA) no Mineirão já havia planejado as ações antes mesmo de chegar ao estádio. Segundo ele, após a confusão, publicações em redes sociais incitando a briga - inclusive, o arremesso de garrafas - foram localizadas. 

“Temos algumas identificações de redes sociais, de gente que planejou fazer algumas coisas. Por exemplo, temos um comentário da rede social dizendo: ‘vamos entrar jogando garrafas’”, disse. 

A pancadaria interrompeu o encontro realizado nesta quarta-feira (19), que levou 850 ônibus de estudantes ao Minerão em uma ação da SEE/MG, em parceria com a Google.

Vídeos mostram alunos trocando agressões e garrafas sendo arremessadas de vários setores, enquanto outros tentavam se afastar da confusão. O motivo inicial, segundo o secretário, ainda está em investigação. 

‘Repudiar e lamentar’, diz secretário 

Rossieli Soares afirmou que o episódio envolveu uma parcela dos presentes e destacou que muitos estudantes estavam no estádio pela primeira vez. “Primeiro, repudiar e lamentar todo e qualquer ato de violência. Nós estamos falando de aula, de educação, da primeira vez que muitos estudantes estavam vindo ao Mineirão”, contou.

O secretário disse que a segurança contratada era superior ao número previsto para o público e que todas as imagens do estádio foram solicitadas para apuração. Ele também mencionou versões preliminares sobre o que teria desencadeado a briga, mas reforçou que nada está confirmado.

“Uma das brigas teria ocorrido por causa de que um menino teria mexido com a namorada de outro (…) De novo, não adianta eu dizer que é isso ou aquilo sem a gente averiguar.” Segundo ele, houve crises de ansiedade e possíveis machucados, ainda sem número fechado. 

Assembleia deve convocar secretário

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALMG) informou que irá convocar Roscieli para prestar esclarecimentos. O secretário disse que irá comparecer. “Será um prazer poder ir lá compartilhar o que a gente tá fazendo e esclarecer todos os fatos com maior tranquilidade”, afirmou. 

SEE/MG emite nota e diz que instaurará investigação interna

Em nota enviada ao Hoje em Dia, a Secretaria de Estado de Educação lamentou o episódio e repudiou “qualquer ato de violência ou desrespeito”. A pasta destacou que a maior parte dos estudantes permaneceu nos lugares com comportamento responsável, permitindo a continuidade da programação.

Segundo a SEE/MG, “o episódio foi rapidamente controlado por bombeiros civis e seguranças contratados”, e a Polícia Militar foi acionada. A secretaria informou ainda que os alunos envolvidos receberam atendimento individualizado e terão acompanhamento do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), formado por psicólogos e assistentes sociais.

A pasta anunciou também a abertura de processo interno “para identificar as devidas responsabilidades do ocorrido”.

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por