Vandalismo e pichação: 5 meses após reforma de R$ 4,6 milhões, rua Sapucaí sofre com depredação
Prefeitura de BH diz que destruição de mudas, gradis e lixeiras é recorrente, apesar das rondas da Guarda Municipal

Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, a rua Sapucaí voltou a ser alvo de vandalismo apenas cinco meses após passar por uma reforma de R$ 4,65 milhões. Com a revitalização, o endereço ganhou arquibancada mirante, ciclovia, paisagismo e piso em plano único. Mesmo assim, por lá são removidas três pichações por semana, em média. E este é só um dos problemas.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que os estragos ocorrem principalmente nos eventos festivos. Segundo o órgão, mudas de árvores, flores e grama também foram destruídas.
Desde a inauguração, houve ainda furtos de telas, arames, gradis metálicos, grelhas, tampas de poços de visita e bocas de lobo, cabos de energia, lixeiras e placas de sinalização. A depredação da rede pluvial e a ocupação irregular dos taludes completam o cenário.
O Hoje em Dia esteve nesta segunda-feira (28) na via, no bairro Floresta, e flagrou os estragos. Uma equipe de limpeza atuava no local, removendo pichações.
Segundo a Prefeitura de BH (PBH), foi reforçado junto à população o pedido de de preservação do espaço. A reforma foi feita com recursos públicos e o acesso ao espaço é gratuito.
Presença da Guarda e denúncias
A PBH também informou que a Guarda Civil Municipal realiza patrulhamento preventivo na cidade com rondas periódicas 24 horas por dia, incluindo a rua Sapucaí. A segurança no local também conta, segundo o Executivo municipal, com seis câmeras de monitoramento para evitar crimes contra o patrimônio. Quando há flagrante, o agente encaminha o suspeito à Polícia Civil.
A população pode denunciar atos de vandalismo no local pelo Portal de Serviços da Prefeitura, aplicativo PBH APP, telefone 156 (Prefeitura), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).
*Estagiária, sob supervisão de Ana Paula Lima
Leia mais: