Apesar do veranico registrado no Rio de Janeiro, Minas não deve ser atingida pelo fenômeno, marcado por calor fora de época com aumento médio de até 5ºC na temperatura. No entanto, os próximos dias prometem ser quentes e secos no terriório mineiro.
Segundo o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado terá um aquecimento de 2°C a 3°C graus na temperatura, considerando a média histótica para agosto.
Em Belo Horizonte, as mínimas devem ficar entre 15°C e 17°C, enquanto as máximas variam de 29°C a 31°C até meados da próxima semana.
“Em Minas não tem veranico. Então, não vai atingir BH nem outras regiões”, explicou o meteorologista.
De acordo com Gemiacki, não há previsão de chuva e as condições atuais são típicas desta época do ano.
O destaque, no entanto, fica para a baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a níveis críticos. “Ao longo dos próximos dias deve chegar a abaixo de ou em torno de 20%”, alertou.
O índice preocupa. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o padrão recomendado é entre 40% e 70%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
As pessoas podem sofrer com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. Veja recomendações para o período:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: