Vereadores rejeitam projeto que pretendia reduzir gases de efeito estufa em BH
Ao todo foram 25 votos favoráveis, 12 abstenções e um contrário. Eram necessários 2/3 da Câmara (28 votos) para aprovação

Os vereadores de Belo Horizonte rejeitaram nesta segunda-feira (6) o projeto de lei que pretendia reduzir os gases de efeito estufa na capital.
De acordo com a Câmara Municipal, o projeto de lei 270/2022, de autoria da prefeitura, foi rejeitado durante sessão ordinária de plenário. Ao todo foram 25 votos favoráveis, 12 abstenções e um contrário.
Apesar da votação ter sido favorável, eram necessários 2/3 da Câmara para aprovação do projeto. Ou seja, votos favoráveis de 28 parlamentares, em sessão que durou cerca de meia hora.
O projeto foi apresentado pelo Poder Executivo em março de 2022 e orienta a elaboração de planos, programas, projetos e ações relacionados direta ou indiretamente às mudanças climáticas e emissões de gases de efeito estufa que podem impactar nesse fenômeno.
Entre as medidas está a criação do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Qualidade do Ar Comclimar BH.
Vereadores que optaram pela abstenção fizeram o uso da palavra no microfone e cobraram maior diálogo com o Executivo. Durante o pronunciamento, os vereadores reconheceram a importância do projeto, mas disseram que não votaram a favor porque a prefeitura não recebe as demandas de parte dos vereadores.