meio ambiente

Vistoria pode definir impasse sobre Parque Linear do Belvedere, em BH, nesta segunda-feira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/04/2022 às 19:55.
Atualizado em 17/04/2022 às 20:20
 ((Associação dos Amigos do Bairro Belvedere / Divulgação)

((Associação dos Amigos do Bairro Belvedere / Divulgação)

O juiz federal responsável por uma ação contra o leilão do terreno que compreende a área do Parque Linear do Belvedere, entre Belo Horizonte e Nova Lima, deve visitar o local nesta segunda-feira (18). Representantes da Associação dos Amigos do bairro da região Centro-Sul vão se encontrar com o magistrado. 

A criação oficial do parque mobiliza moradores, artistas e parlamentares. Uma audiência de conciliação foi realizada no mês passado, com a presença de associações, especialistas em meio ambiente, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outras entidades. Foi definida a suspensão provisória do leilão até esta segunda. 

A União também não pode fazer ou receber propostas de venda e compra da área. Agora, a esperança do presidente da Associação dos Amigos do bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória, é que a visita convença o juiz a manter a decisão.

“Ele afirmou que ainda não é uma liminar, sobre a qual irá se decidir após a visita. “Estamos lutando há 20 anos por isso, pela preservação”, disse. 

Ainda de acordo com a entidade, o juiz teria se mostrado “muito sensível à causa”. O Hoje em Dia tentou contato com o magistrado, mas não conseguiu até a publicação dessa reportagem.

Leilão

No limite entre BH e Nova Lima, a área de 4 km por 80 metros foi, informalmente, adotada pelos moradores que cuidam da preservação. No local, já foram plantadas 2,6 mil árvores. 

A área, que está na faixa de servidão de um ramal desativado da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), seria leiloada em 25 de março. No entanto, foi retirada da lista depois que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) se reuniu com lideranças da região Centro-Sul e parlamentares.

A medida, na prática, acabaria com o parque, que cederia espaço para a especulação imobiliária e uma rodovia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por