Desabamento

Vizinhos relatam tremor, forte estrondo e desespero durante queda de prédio em BH

Raissa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
21/09/2022 às 10:36.
Atualizado em 21/09/2022 às 11:26
 (Valeria Marques/Hoje em Dia)

(Valeria Marques/Hoje em Dia)

Moradores do bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte, relatam ter sentido um tremor e forte estrondo no momento em que um prédio de cinco andares desabou, na madrugada desta quarta-feira (21). Um idosa morreu e três pessoas da mesma família ficaram feridas.

Jane Brito, de 50 anos, é vizinha da família e conta que o prédio desabou por volta das 5h. Ela conta que, a princípio, pensou se tratar de uma bomba, mas ao sair no portão viu a rua tomada por um nuvem de poeira.

“Achamos que era alguma coisa explodindo, nós corremos e vimos que era o prédio. E estava tudo de coberto de poeira. Aí a Alessandra, a mais velha, estava já em cima dos escombros falando que os pais estavam em baixo, ela conseguiu sair sozinha”, conta. 

Daniela Natalino, de 40 anos, fala que ouviu um barulho muito forte. “Não consegui identificar. Na hora que cheguei na rua estava uma nuvem de fumaça, tudo empoeirado e não conseguia enxergar nada. O pessoal começou a gritar ‘é o prédio, é o prédio” e aí já começamos a ligar pros Bombeiros”, relata. 

A moradora afirma que uma funcionária que fazia limpeza em um restaurante próximo ao prédio contou que chegou a ouvir alguns estalos durante a madrugada. “A menina que trabalha no restaurante disse que chegou 3h30 e começou a ouvir uns estalos, mas não identificou de onde era. Quando foi 4h50 ele veio abaixo”, afirma. 

Neuza Cristina, 67 anos, conta que estava dormindo quando ouviu o barulho. “Eu achei que era em outra construção, mas quando saímos vimos tudo no chão e a praça já estava cheia de gente”, disse.

Os moradores relatam que o prédio estava em construção desde 2014. Segundo amigos e vizinhos, a família era muito unida e sonhava com o término da edificação. Eles haviam mudado a poucos meses para a cobertura do prédio. 

Caso 

Uma idosa de 70 anos morreu após um prédio desabar na madrugada desta quarta-feira (21), no bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte. Outras três pessoas da mesma família ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da capital. 

De acordo com o tenente Filipe Rocha, do 3º Batalhão dos Bombeiros, a guarnição foi acionada por volta de 5h. 

No local, a equipe identificou quatro vítimas da mesma família. “Um casal de idosos e duas filhas de aproximadamente 40 anos, uma delas portadora de síndrome de down”, conta. 

As filhas foram encaminhadas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital de Pronto Socorro João XXIII.

O idoso, que era cadeirante, também foi levado para o Hospital Risoleta Neves. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por