Azedinha, boca de leão e capuchinha. Quem nunca ouviu falar nesses nomes pode anotar na agenda a data não só para saber do que se tratam, mas para “experimentá-los”. Exemplares de Plantas Alimentícias Não Convencionais – as PANCs –, essas e outras hortaliças, que nascem espontaneamente em muitos quintais e canteiros, serão estrelas da 11ª edição do Brumadinho Gourmet, realizado neste fim de semana e que vai contar com as presenças de peso do francês Erick Jacquin, jurado do MasterChef Brasil; e do chef mineiro Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno, em BH. 

O festival é no distrito de Casa Branca, a cerca de 30 quilômetros da capital mineira, e, este ano, especialmente, promete jogar luz sobre Brumadinho. Essencialmente turístico, o município ao qual o distrito pertence foi devastado após rompimento de uma barragem de mineração, em janeiro deste ano.

“Queremos prestigiar a cultura e economia locais, utilizando e valorizando as PANCs, que representam muito toda a região”, reforça a curadora do evento Patrícia Pacheco, da JP Cultural. Pelo menos 16 mil pessoas devem passar pelo festival, de 6 a 8 de setembro.

Ao todo, dez restaurantes irão servir os quitutes. Os pratos vão desde a comida bem mineira – como a coxinha de linguiça do restaurante Omilia, de Nova Lima –, passando por outros menos tradicionais – caso do tambaqui, peixe amazônico escolhido por Valdelícia Coimbra, do Delícias da Val, de BH –, a receitas com pegada oriental – como as do venezuelano Fredman Quiaro, do Yakitori, em Casa Branca.

Quem também colocará os dotes culinários à prova são os sócios Charles Saliba e Ana Raquel Falcone. Donos de estabelecimento recém-inaugurado em Contagem, na Grande Belo Horizonte, eles participaram do Chef Brumadinho Gourmet – concurso voltado para cozinheiros amadores – do ano passado e conquistaram 1º e 5º lugares, respectivamente.

No espaço deles serão servidas receitas com ingredientes artesanais, como uma mortadela com pistache e um “prato” feito com massa de banana. “Tudo pensando na sustentabilidade, no não desperdício de alimentos”, comenta Raquel. 

Disputas

Apaixonados por boa comida também poderão apreciar a disputa entre cozinheiros amadores, que concorrerão a cinco bolsas para estudar Gastronomia nas Faculdades Promove, em Belo Horizonte. Será a terceira edição do Chef Brumadinho Gourmet. “Abre portas para inúmeras oportunidades”, diz o chef Jackson Cabral, coordenador da graduação que premiará os cinco melhores cozinheiros do concurso. 

Leia mais:
Concurso na Grande BH vai premiar cozinheiro com bolsa em faculdade de gastronomia; participe!
Charles Saliba é o vencedor da segunda edição do concurso Chef Brumadinho Gourmet