Nunca se falou tanto sobre saúde mental quanto agora, quando estamos – há mais de um mês – confinados em casa. Lugar sagrado, onde temos passado se não todo o tempo, grande parte dele, nosso lar também pode guardar “segredos” capazes de nos deixar mais alegres, otimistas, animados ou exatamente o contrário disso tudo. Plantas, aromas, objetos decorativos, disposição dos móveis ou aquela arrumação necessária, mas que tem sido constantemente adiada, tudo influencia na forma como nos sentimos no dia a dia.

Autoridade em Feng Shui com cristais há 20 anos, a paulistana Cris Bevilaqua, por exemplo, é adepta das gemas para reequilibrar a energia do próprio lar e da casa dos clientes. Segundo ela, que segue os preceitos da escola Ba Zhai, não é necessário modificar o layout de um espaço, basta restabelecer o equilíbrio entre energias positivas e negativas (o Yin-Yang, princípio da ciência chinesa), com o uso de cristais. 

Leia  mais:

Cardápio de cura: juntas ou separadas, terapias integrativas ajudam a tratar corpo e mente

Confinamento é desafio para casais, que têm diferenças realçadas pela convivência 24 horas

Tempo de repensar: isolamento por coronavírus motivou reflexão coletiva sobre vida e prioridades

“Uma drusa (cristal com pontas) de ametista no ambiente mais frequentado da casa ajuda a limpar e transmutar energias, protege, alinha aspirações entre amigos, conecta à espiritualidade. Uma turmalina negra atrás da porta, por sua vez, é boa para proteção. Já o quartzo rosa deve ser colocado no quarto do casal”, ensina.

Leitura da casa 

A profissional explica que é preciso fazer uma leitura dos ambientes, com base em uma mapa onde cada direção da casa representa um âmbito da vida, para, então, ser elaborado o planejamento dos pontos a serem reequilibrados. 

Arquiteta, curadora de artigos fundamentados na filosofia budista e em terapias holísticas, a gaúcha Roberta Fermann também experimenta no dia a dia o poder que um cantinho bem decorado dentro de casa pode proporcionar aos moradores.

Prova disso é que decidiu ir além de usufruir sozinha dos benefícios dos adornos e abriu uma loja em Belo Horizonte – a Mãos de Arte, com unidades no Pátio Savassi e no Boulevard Shopping. Lá, estão disponíveis dezenas de artigos decorativos, que embelezam e energizam qualquer lar. (Confira dicas dela no fim da matéria) 

Aromaterapeuta integrativa da Âme Du Champ, também na capital mineira, Elziane Paim é estudiosa dos efeitos que os aromas têm sobre nossas emoções, sensações e sentimentos, tais como alegria, tranquilidade, otimismo e até concentração. Ela ensina a utilizar os óleos essenciais em difusores de tomada ou de cerâmica ou mesmo em borrifadores com uma receita caseira que inclui apenas álcool de cereais e o óleo escolhido (veja mais abaixo). 

Reforça, porém, que a intenção do desejo de promover mudanças é fundamentais para o resultado efetivo da aromaterapia vibracional.

Aprenda algumas estratégias simples e implemente-as já na sua rotina:

  • PLANTAS

Segredo para ninguém que elas são capazes de tornar qualquer cantinho mais charmoso e aconchegante. Basta escolher o tipo certo e dedicar uma pequena parte do tempo para observar as necessidades de luz e água. Confira algumas espécies cujos benefícios vão além de embelezar: filtram energias negativas, aumentam a vitalidade do lar e melhoram até o astral dos donos da casa:
– Árvore da felicidade: filtro de coisas boas, atrai amor, dinheiro, e, claro, felicidade
– Lírio da paz: limpa as ondas eletromagnéticas de eletrônicos, purifica o ar e combate pensamentos negativos
– Jasmim: protege as relações, aumentando o otimismo
– Alecrim: afasta inveja, mau olhado e atrai felicidade e prosperidade.

Buda sorrindo

Buda sorrindo traz boa sorte, contentamento e abundância aos donos da casa

  • DECORAÇÃO

Todo mundo tem ou conhece quem tenha um cantinho zen dentro de casa com imagens que, pelo menos para os donos delas, são capazes de proporcionar leveza e bem-estar. Que tal apostar nelas? Proprietária da loja Mãos de Arte, em BH, a arquiteta Roberta Fermann é adepta deste tipo de decoração. Para o momento pelo qual passamos, ela indica, dentre alguns adornos, símbolos do budismo e da fé islâmica, como o buda sorrindo, que traz boa sorte, contentamento e abundância, e o hamsá ou Mão de Fátima, contra mau-olhado e energias negativas. “Como nem todas as casas possibilitam a mudança do layout para dar aquela ‘cara nova’, muitos adornos podem customizar os ambientes e, de quebra, garantir um toque de proteção”, ensina.

Cristal

Cristais certos ajudam a restaurar equilíbrio de diferentes ambientes

  • FENG SHUI COM CRISTAIS

Vertente da ciência chinesa utilizada pela especialista Chris Bevilaqua, estudiosa do assunto há 20 anos, ensina que para manter a casa equilibrada, com todas as energias alinhadas, basta distribuir os cristais certos por cada cantinho. Veja algumas gemas que podem ser usadas aí, no seu lar:

– Drusa de ametista: sinônimo de transmutação, deve ser usada no local mais frequentado da casa
– Quartzo rosa: pedra do amor, deve ser colocada no quarto do casal, de preferência em dupla
– Turmalina negra: tem efeito de proteção energética. Coloque-a perto da porta da rua
– Calcita laranja: é reenergizante, promove criatividade e alegria. Tenha uma no home office

* Receita de um elixir de boas energias: numa jarra de vidro junte cinco cristais: quartzos rosa (amor) e verde (saúde), citrino (prosperidade), um cristal transparente (limpa energias) e ametista (transmuta e inspira), preencha com água e beba ao longo do dia.

  • AROMATERAPIA

Casa perfumada é sinônimo de boas energias. Basta escolher o aroma adequado para o que se deseja usufruir e voilá, está feito o “milagre”. Aromaterapeuta integrativa da Âme Du Champ, em BH, Elziane Paim explica que os óleos essenciais ajudam a estimular estados energéticos de consciência. Extraídos de caules, raízes, folhas e flores, podem ser usados em difusores de cerâmica (até seis gotas), elétricos (até dez gotas) ou como aromatizadores de ambiente

– Lavanda: vibra energia de calma e serenidade. Promove equilíbrio mental e emocional
– Laranja doce: traz alegria, leveza e vitalidade
–Capim limão: incentiva o otimismo, a amizade e o compartilhar
– Eucalipto: liberta de pensamentos obsessivos e negativos, energiza e clareia a mente

* Receita de aromatizador de ambiente: 500 ml de álcool de cereais e até 50 gotas do óleo escolhido. Armazene em embalagem de vidro escuro por 15 a 30 dias. Depois deste tempo, coloque em embalagem de 100 ml com válvula spray

Aromaterapia

Óleos essenciais ajudam a despertar diferentes sensações e sentimentos quando usados corretamente

  • ARRUMAÇÃO

Arrumar e organizar a casa também é um ato de cuidado com o lugar onde vivemos. Destralhar armários, doando o que já não se usa mais ou simplesmente descartando quando chegou a hora de mandar para o lixo, ajuda a liberar espaço para novas energias circularem, deixando os ambientes não só mais limpos e bem arrumados, como mais leves. Guru da arrumação, sucesso na literatura (com o livro “A Mágica da Arrumação”) e no streaming (com a série “Arrumando com Marie Kondo”, da Netflix), a japonesa Marie Kondo ensina truques simples de serem implementados no dia a dia, sobretudo agora, quando temos passado mais tempo dentro dos nossos lares. Que tal colocar a mão na massa?

– Mais importante do que arrumar por cômodos é organizar os itens por utilidade. A ideia é manter o foco em coisas e não em lugares. Reúna os iguais.
– Reflita sobre o que traz alegria ao ser usado e não sobre o que precisa ser descartado.
– Desapegue do que não usa mais. Objetos que ficaram encostados por muito tempo e perderam o uso imediato provavelmente já deixaram de ser úteis. Descarte-os.
– Peças velhas que servem para “ficar em casa” devem ser retiradas de casa. Segundo a japonesa, devemos estar sempre felizes e bonitos dentro de casa.
– A dobra correta ajuda a economizar tempo e espaço. Um espaço onde cabem dez cabides, por exemplo, receberá 40 roupas bem dobradas.