Enquanto vozes, tambores e tamborins dos blocos de BH já estão aquecidos para o Carnaval 2019 – que promete ser o maior da história da capital, com público estimado em quase 5 milhões de pessoas –, foliões preparam maquiagens e fantasias para os dias de alegria. Nesse momento, muitas dúvidas podem surgir, a exemplo de como aumentar a durabilidade da maquiagem e sobre cores e brilhos, que são a cara da Festa de Momo.

Para ajudar os belo-horizontinos e visitantes na elaboração das makes, o Hoje em Dia consultou o beauty artist Bruno Cândido para sugerir looks para a folia. 

“A ideia é brincar com as cores, que são a essência do Carnaval. É importante observar quais harmonizam melhor entre si e apostar na mistura de técnicas. Tem que ficar bonito, agradável aos olhos. Por isso, é importante analisar a cartela de cores, fica mais fácil acertar. Por exemplo, se usar tons mais quentes, vai nessa, na mesma cartela”, ensina Cândido.

O beauty artist destaca a importância da preparação da pele adequada para dias quentes, períodos longos de exposição ao sol e suor. “A principal dica é não usar muita base, pois, quanto mais o poro for tampado, mais a maquiagem corre o risco de derreter. A pele precisa respirar. O ideal é tratar antes, com hidratante e usar protetor solar com cor”, indica o expert.

Make Carnaval

Olhos, pele e boca com glitter e iluminador aplicados é forma de ficar diferentona

“Essas sugestões de maquiagem são ótimas soluções para quem vai no bloquinho de jeans e camiseta. Não precisa pensar em uma roupa para pular o Carnaval”
Bruno Cândido
Beauty Artist

Técnicas

Todas as sugestões de Bruno Cândido, que podem ser vistas acima, têm o uso de glitter, item quase indispensável no Carnaval. Para manter o produto no rosto, que deve ser fabricado para uso na pele, deve-se lançar mão do primer.

“Para ajudar a colar bem utilizei cola de pigmento de glitter sobre a sombra. Uma forma de colar também é com gloss, ideal para peles mais secas. Lembrando que a cola é diferente da de cílios e que, se a pessoa não tem muita prática, não deve tentar improvisar, vai no que é certo”, diz.

De acordo com Bruno, os efeitos do glitter podem ser diversos dependendo da técnica utilizada na aplicação. “Uma delas é fazer esfumado com pincel. Outra, com o dedo, para ficar ‘borradinho’. Já o desenho gráfico fica mais moderno”, aponta.

Nos cabelos, o beauty artist aposta em tranças feitas para frente ou para trás. Segundo ele, é uma forma se manter fresca durante a folia. “Para mim, as tranças são o caminho mais prático. Dá segurança à mulher de que estará sempre gata, independente do calor ou suor”, observa Bruno Cândido.

Make Carnaval

Desenhos gráficos são boa opção para deixar o visual mais moderno

Make Carnaval

Laranja queimado e vermelho foram combinadas em make de Bruno Cândido

Ficha Técnica
Maquiagem: Bruno Cândido
Cabelos: Kelli Tranças 
Assistência: Patrícia Vasconcelos
Modelos: Camila Fonseca, Luisa Rosa, Mari Rocha, Lanna Damasceno
Agradecimento à agência Live e à La Belle Boutique

Delineado Carnaval

Delineados diferentões e combinações explosivas são sugeridos também pela Sephora. A rede francesa de beleza disponibiliza cardápio de makes de Carnaval nas lojas até 6 de março

Leia mais:

Estampa clássica e atemporal, animal print está em alta e vale a aposta

Mais que insumos naturais, fabricantes de cosméticos buscam proteger a natureza

Salão de design e matérias-primas para moda ressalta as identidades do país

Práticas sustentáveis inspiram indústrias que fomentam a moda brasileira

Confira as tendências de moda para o primeiro semestre de 2020