Guloseimas

Páscoa é o momento para 'afogar as mágoas' no chocolate; data vai além do tradicional ovo

Izamara Arcanjo
Especial para o Hoje em Dia
13/03/2022 às 14:28.
Atualizado em 13/03/2022 às 14:32
 (Fernando Michael/Hoje em Dia)

(Fernando Michael/Hoje em Dia)

Reajuste dos combustíveis, inflação em disparada, salários achatados, guerra do outro lado do mundo... Se, durante a pandemia, o consumo de guloseimas disparou, tudo indica que em meio a essas tristezas, o chocolate ajudará muita gente a "afogar as mágoas" na Páscoa.

"Podemos e devemos nos permitir comer chocolate nesta data, que é muito especial para várias famílias”, diz Natália Teixeira, coordenadora do curso de Nutrição das Faculdades Promove e Kennedy.

Segundo a nutricionista, dois motivos levam as pessoas a se tornarem "chocólatra". "O chocolate é rico em neurotransmissores que nos trazem uma sensação de prazer. Nosso organismo recebe o doce e entende que ele é uma fonte de energia, um alimento que a gente deve consumir para sobreviver. Temos também uma outra questão relacionada ao hábito alimentar. Associamos o chocolate a um conjunto de memórias afetivas que nos remetem à recompensa", diz.

Produtos diferenciados
Com o mercado aquecido, não falta criatividade aos confeiteiros para agradar a todos os paladares. Que o diga Caroline Mesquita, proprietária da loja ateliê A Botânica Chocolates. Ela optou por fabricar produtos variados, como lascas de chocolate, bolos, quadradinhos de brownie, chocolates de caramelo e com amêndoas defumadas. "Gosto de sair do trivial, do convencional, que é o ovo de Páscoa", diz.

Segundo Caroline, no feriado do ano passado, o item mais vendido foi o bolo aromático de mel com duas caldas de chocolate (ganache ao leite de mel e chocolate branco), produzido em formas que davam à iguaria um formato de colmeia.

“São bolos criativos para quem ama chocolate, mas com um toque a mais de sabor e novas experiências para quem consome", afirma a confeiteira.

Neste ano, uma das estrelas de Carol Mesquita é o bolo crocante de mel, que leva caramelo expandido de mel, coberto de chocolate meio amargo e flor de sal. "É de dar água na boca, principalmente para o cliente que gosta de uma mistura de texturas e sabores que mesclam o doce, mas com um toque de salgado. O sabor atende muito bem ao paladar adulto".

E se o assunto é novidade, nesta Páscoa não poderia faltar o Bentô Cake de chocolate. Trata-se de um bolinho pequeno, decorado com memes e frases divertidas na cobertura.

A chef Júlia do Couto Rodrigues, da confeitaria Amariillu, no tradicional edifício Maletta, região Central de BH, é uma especialista em bentô cake. Ela explica que, apesar de ser uma novidade no Brasil, esse bolo é popular em outros países, como Coreia do Sul e Estados Unidos, onde é chamado de lunch box cake (bolo de lancheira).

O termo bentô cake vem do conceito de bentô, um tipo de marmita japonesa individual, e da palavra cake, que em inglês significa bolo. "É prático, interessante e muito bem-vindo. Pode ter decoração, meme e frase que o cliente quiser e é uma excelente opção para presentear", avalia Júlia.

A chef explica que, como é feito para ser transportado, o bentô cake é produzido em sua confeitaria com uma massa mais firme de baunilha e chocolate. "Os preços do bentô cake variam de R$ 30 a R$ 50. Por isso, vamos apostar bastante nos bolinhos com a temática da Páscoa, como os decorados com coelhinhos e demais elementos que fazem parte da data", conta Júlia.

Além dos bentôs, a confeiteira garante que vai trabalhar também com os tradicionais ovos, pois eles são o carro-chefe da temporada. "Não dá para deixar os ovos de lado, pois eles são uma verdadeira paixão nacional".

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio) mostra que o mercado tem a expectativa de aumento de 18,08% nas vendas nesta Páscoa, na comparação com 2021. Já a tradição de presentear com ovos de chocolate vai impactar positivamente 12,6% dos lojistas consultados.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por