Eleições 2022

André Janones retira candidatura a presidente e declara apoio a Lula

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
04/08/2022 às 17:50.
Atualizado em 04/08/2022 às 18:18
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

O deputado federal André Janones (Avante) retirou a candidatura e declarou apoio ao candidato petista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (4), através das redes sociais de Janones, numa transmissão ao vivo que contou com a participação de Lula.

De acordo com Janones, o acordo foi possível após Lula aceitar as propostas do partido e se comprometer a ampliar o “Auxílio Brasil” após as eleições. Segundo o deputado mineiro, o atual presidente Jair Bolsonaro criou o Auxílio Brasil de forma oportunista em período eleitoral e com prazo de validade apenas neste ano.

Janones defende a ampliação e manutenção do program de forma permanente como política de combate à fome no país. “Eu jamais me aliaria àqueles que utilizam a fome dos mais pobres, dos mais necessitados, apenas em tempos de eleições, como foi feito pelo atual governo, mas sim com alguém que dedicou a vida inteira ao combate à fome”, afirmou Janones.

Lula agradeceu o apoio e disse que “é uma honra” ter como aliado um parlamentar que dedicou seu mandato a esta causa. O acordo entre Janones e o ex-presidente já era aguardado, principalmente após a Justiça Eleitoral considerar que houve fraude na chapa do partido Avante, que teria inscrito menos candidaturas femininas do que o exigido pela legislação eleitoral em 2018.

André Janones apareceu nas últimas pesquisas eleitorais com 1% das intenções de votos. Em Minas Gerais, o candidato chegou a figurar com 3% em pesquisa realizada pelo Datafolha em junho. Também em pesquisa do Datafolha, 37% dos eleitores que afirmam votar em Janones preferem votar em Lula como segunda opção, enquanto 23% dizem que votariam no atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Se os votos de André Janones migrarem para Lula, podem ajudar o petista a encerrar o pleito ainda em primeiro turno.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por