Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Esquema de corrupção

Após fraudes na mineração, Zema descarta novas exonerações no alto escalão e cobra punições

Governador defendeu a sequência das investigações que apuram esquema de corrupção bilionário no setor

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 19/09/2025 às 13:19.Atualizado em 19/09/2025 às 16:07.

Romeu Zema (Novo) descartou, nesta sexta-feira (19), novas exonerações no alto escalão do Governo de Minas após a Operação Rejeito, deflagrada pela Polícia Federal na última quarta (17), revelar esquema bilionário de corrupção no setor da mineração. Quatro servidores estaduais ligados a órgãos do meio ambiente e de patrimônio foram exonerados dos cargos após serem citados nas investigações.

O chefe do executivo estadual defendeu a sequência das investigações e cobrou punição aos envolvidos. “Espero que a investigação siga, prospere, aqueles que realmente fizeram algo de errado sejam responsabilizados. Isso só traz ganhos e mais transparências para o governo", disse Zema, que ainda acrescentou: "não há nenhuma previsão de substituição de secretários"

O governador participou do fórum “Perspectivas Políticas, Estabilidade Democrática e Seus Reflexos para o Empresariado”, organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), em Belo Horizonte, ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB), do presidente da federação, Nadim Donato, e do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. 

Exonerações no governo Zema 

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (18). Edwilson Martins foi designado para responder interinamente pela presidência do Iepha.

O ex-presidente do Iepha afirmou que todas as ações seguiram o "estrito rigor ético e técnico de análise e serão esclarecidas no âmbito da investigação".

"Eu, João Paulo Martins, informo que, a partir do momento em que tomei ciência da investigação mencionada, busquei orientação jurídica para acompanhar e analisar os autos do processo. Reitero que todas as minhas ações seguiram o estrito rigor ético e técnico de análise e serão esclarecidas no âmbito da investigação. Estou confiante de que os fatos serão devidamente apurados pelas instâncias competentes", disse João Paulo.

Ex-superintendente da PF e diretor da ANM são alvos

A Polícia Federal prendeu, preventivamente, na quarta, o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, e o ex-diretor da PF e atual diretor de Administração e Finanças do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Rodrigo de Melo Teixeira. 

De acordo com a PF, a ação visa desmantelar uma organização que, segundo as investigações, teria lucrado pelo menos R$ 1,5 bilhão com atividades ilegais.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por