A pesquisa BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (27) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece à frente nas intenções de votos, com 43%, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar na corrida presidencial. Isso representa uma estabilidade de acordo com a pesquisa anterior, quando Lula tinha 44% e Bolsonaro 32%. A oscilação está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
Com 8%, em terceiro lugar na pesquisa, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tinha 9% na pesquisa de maio. Na sequência aparece Simone Tebet (MDB), com 3%, seguida por André Janones (Avante) com 2% e Pablo Marçal (1%).
O outros pré-candidatos não pontuaram (veja logo abaixo). Branco/Nulo foi a opção de 1% dos entrevistados, enquanto 5% responderam votar em ninguém e outros 2% não souberam responder.
Primeiro turno
- Lula (PT): 43%
- Jair Bolsonaro (PL): 33%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- André Janones (Avante): 2%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Felipe D’Ávila (Novo):
- José Maria Eymael (DC):
- Vera Lúcia (PSTU):
- Sofia Manzano (PCB):
- Luciano Bivar (União Brasil):
- Leonardo Péricles (UP):
- Nenhum: 5%
- Branco/nulo: 1%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Quando os entrevistados não têm acesso a uma lista prévia de pré-candidatos, ou seja, na espontânea, Lula continua na frente com 39%, enquanto o nome de Bolsonaro registra 31% nas intenções de votos. Na mesma ocasião, Ciro têm 3% e Tebet 1%. Os outros nomes somados registraram 1%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, por telefone, entre os dias 24 e 26 de junho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05022/2022.
Segundo turno
Em possíveis cenários de segundo turno, a pesquisa aponta que Lula ganharia em todas as cinco possíveis situações levantadas. Já Bolsonaro perderia para Ciro Gomes e, pela margem de erro, empataria com Simone Tebet.
Cenário 1
- Lula: 52%
- Bolsonaro: 37%
Cenário 2
- Lula: 50%
- Ciro Gomes: 29%
Cenário 3
- Lula: 52%
- Simone Tebet: 28%
Cenário 4
- Ciro Gomes: 48%
- Jair Bolsonaro: 38%
Cenário 5
- Simone Tebet: 41%
- Jair Bolsonaro: 40%
Leia mais: