Eleições 2022

Convenções do fim de semana trazem mais definições para o xadrez eleitoral em Minas Gerais

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
28/07/2022 às 20:01.
Atualizado em 29/07/2022 às 18:37
 (Divulgação)

(Divulgação)

Neste final de semana acontecem mais convenções partidárias que podem ajudar a definir a disputa eleitoral em Minas Gerais para as eleições de outubro. Neste sábado (30), MDB, Progressistas, PDT e  PSOL fazem suas convenções. No domingo (31) será a vez da Rede Sustentabilidade.

O PSOL vai realizar a reunião na “Casa do mandato da deputada Áurea Carolina”, entre 9h e 17h. O partido vai formalizar a candidatura de Lorene Figueiredo (PSOL) para o governo estadual. Também devem ser definidos os nomes que irão compor a chapa como candidatos a vice-governador e Senado.

A Rede, que forma federação com o PSOL, vai fazer a convenção no domingo (31). O partido vai homologar o apoio a Lorene Figueiredo (PSOL) e deve indicar seus nomes para compor a chapa da federação. 

Cortejado

Ainda no sábado, o MDB realiza a convenção, no período da manhã, na Assembleia Legislativa. O partido tem direito a muito tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio e, por isso, é bastante cortejado para coligações. Na disputa nacional, o MDB lançou a candidatura de Simone Tebet à Presidência da República, e definiu aliança com o PSDB - que deve indicar o vice. Mas em Minas Gerais esse acordo ainda não está definido.

De acordo com anúncio feito por alguns dirigentes da legenda, a possibilidade hoje é a de que o partido feche apoio à reeleição do governador Romeu Zema (Novo).

Também na Assembleia Legislativa, neste sábado à tarde, o PDT irá realizar a convenção. O partido não deve lançar candidatura ao governo estadual, mas há expectativa de se bater o martelo para o nome que disputará uma vaga ao Senado. A favorita é a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert.

Porém, caso o partido feche apoio ao PSDB em Minas Gerais, pode ser negociada a indicação de outros nomes ao Senado. Para a convenção do PDT está prevista a presença do candidato a presidente Ciro Gomes.

Também no sábado, mas na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Partido Progressistas (PP) se reúne para definir as estratégias para as Eleições 2022. O partido irá formalizar o nome do deputado Marcelo Aro para disputar uma vaga no Senado e indicar o apoio à reeleição de Romeu Zema. O governador mineiro é uma das presenças confirmadas no evento.

Balanço

Até o momento, as convenções realizadas já confirmaram as candidaturas ao governo estadual de Romeu Zema (Novo), que busca reeleição; do ex-prefeito de BH Alexandre Kalil (PSD); da professora Vanessa Portugal (PSTU); e da doula Renata Regina (PCB).

Também foram confirmadas as candidaturas ao Senado de Dirlene Marques (PSTU); Marcelo Aro (Progressistas); Alexandre Silveira (PSD); e Marcelo Álvaro Antônio (PL). 

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por