ALMG

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta e relação com governo estadual segue incerta

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
31/01/2023 às 17:47.
Atualizado em 31/01/2023 às 17:56

Nesta quarta-feira (1º), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará a cerimônia de posse dos deputados estaduais que venceram as eleições de outubro do ano passado.

Com maior número de alianças políticas no último pleito, a expectativa é que o governador Romeu Zema (Novo) tenha uma relação melhor com o Legislativo Estadual nesta nova fase. Porém, antes mesmo da posse dos parlamentares, o Governo de Minas caminha para duas derrotas na ALMG, que fazem lembrar a última legislatura, quando a Casa era comandada pelo ex-deputado Agostinho Patrus (PSD).

O governador foi derrotado nas articulações para escolha do novo presidente da Assembleia, que deve ficar com o deputado Tadeu Martins Leite (MDB), candidato que não contava com a simpatia inicial de Zema. O governo também deve ter sua base dividida em dois blocos, sendo um com perfil mais independente.

A vontade de Romeu Zema era ter apenas dois blocos na ALMG – oposição e governo – e a divisão da base pode diminuir a influência do governo em algumas comissões.

Novos deputados
Serão 25 novos deputados estaduais que começam um novo mandato na Assembleia Legislativa e outros 52 que se reelegeram. A solenidade de posse será realizada no plenário da Casa, a partir das 14h desta quarta.

Esta será a 20ª Legislatura, contada a partir de 1947, quando houve a primeira formação de deputados. Houve outras legislaturas antes desse ano, porém, durante os 10 anos do Estado Novo, ditadura comanda por Getúlio Vargas, não houve eleições para deputados estaduais, por isso, a contagem atual começa quando o pleito foi retomado.

A solenidade de posse será comandada pelo deputado estadual mais idoso, atualmente, Dr. Maurício (Novo), que tem 73 anos. Ele fará o juramento, conduzirá a posse de todos e, em seguida, comandará eleição da Mesa Diretora, que irá coordenar os trabalhos da ALMG pelos próximos dois anos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por