Servidores públicos

Deputados estendem retroatividade do reajuste para todo o funcionalismo estadual

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
22/03/2022 às 15:20.
Atualizado em 22/03/2022 às 15:58
 (ALMG/Luiz Santana)

(ALMG/Luiz Santana)

O Projeto de Lei que concede reajuste aos servidores públicos de Minas Gerais (PL 3.568/22) foi alterado pelos deputados estaduais para garantir que o pagamento retroativo do reajuste de 10,06% seja estendido para todas as categorias do funcionalismo estadual, considerando o dia 1º de janeiro de 2022. 

O texto original previa o critério da retroatividade ao primeiro dia do ano apenas para os servidores das áreas de Educação Básica, Educação Superior, Saúde, Seguridade Social e Segurança Pública, e, a partir de 1º de maio, para as demais carreiras, como os servidores administrativos e de autarquias, fundações e empresas públicas.

O projeto foi analisado na manhã desta terça-feira (22) em reunião conjunta das Comissões de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e está pronto para análise em plenário. A votação deve acontecer na quarta-feira (23).

Por solicitação do próprio governador Romeu Zema (Novo), os deputados incluíram como beneficiárias do reajuste, no novo texto, as carreiras do Grupo de Atividade de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que, por um equívoco, segundo o governo, não constaram da redação original do projeto.

O reajuste é extensivo aos servidores inativos e aos pensionistas com direito à paridade, aos detentores de função pública, aos contratos temporários vigentes e aos convocados para as funções de magistério.

Por fim, o PL 3.568/22 propõe modificação nos critérios de concessão do abono fardamento aos militares da ativa, com a ampliação do número de parcelas anuais de uma para quatro.

Categorias continuam pressionando o governo

Vários deputados tomaram a palavra para manifestar insatisfação com o reajuste dado aos servidores e apoiaram as categorias que continuam em greve.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) lembrou que servidores da educação, da saúde e da segurança fizeram paralisações e atos de rua nas últimas semanas. “Não é natural um Estado estar nessa situação, com tantas categorias mobilizadas nas ruas. Há grande descontentamento com a gestão do governador Zema, marcada pela intransigência”, disse.

A parlamentar salientou, principalmente, que o governador não dialoga com as categorias, não negocia as demandas e, ao contrário, judicializa as mobilizações legítimas dos servidores públicos. “Não há diálogo, o governo não aceita negociar e não aceita ser pressionado, então vai ao Judiciário e pede para que os movimentos reivindicatórios sejam proibidos”, criticou.

Os deputados Sargento Rodrigues (PTB), Coronel Sandro (PSL) e Delegado Heli Grilo (PSL), que representam servidores ligados à segurança pública, também se manifestaram e 
garantiram que irão continuar as tentativas para garantir que o governo cumpra os acordos feitos com a categoria em 2019.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por