R$ 160 bilhões

Dívida de Minas: Zema volta a Brasília para reunião com Haddad

Proposta do governo federal relativa ao passivo deve ser apresentada nesta terça

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/03/2024 às 18:05.
 (Reprodução / Redes Sociais)

(Reprodução / Redes Sociais)

A proposta do governo federal relativa à dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União deve ser apresentada nesta terça-feira (26), durante reunião entre o governador Romeu Zema (Novo) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília (DF). O mineiro estará acompanhado de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

Dentre as alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), está a federalização de estatais mineiras, para amortizar parte da dívida. Os nomes apresentados na proposta - sugerida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) - foram a Cemig e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que explora jazidas de nióbio no Alto Paranaíba. 

“Mas precisamos de uma solução definitiva que possa permitir a Minas abater a dívida gradualmente e retomar de forma planejada a capacidade de investimentos, principalmente nos setores essenciais para a população, como saúde, educação e segurança. Já sinalizamos a necessidade de rever os indexadores da dívida para que o abatimento do valor seja real e não se transforme em um bola de neve que mesmo pagando, continua crescendo”, disse Zema.

No mês passado, durante agenda em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende fazer um acordo. “Não queremos sufocar Minas Gerais. Queremos, dentro daquilo que for possível, construir um acordo. Não só com Minas, mas com outros estados, para que a gente possa resolver o problema do endividamento dos estados brasileiros, para que as coisas possam voltar à normalidade”, disse Lula.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por