Duda Salabert (PDT) foi a terceira deputada federal mais bem votada em Minas (REPRODUÇÃO FACEBOOK DUDA SALABERT)
Após desistir de se candidatar ao Senado pelo PDT, a vereadora Duda Salabert anunciou, neste domingo (31), sua pré-candidatura à deputada federal por Minas. Nesse sábado, durante convenção do partido, a parlamentar já havia sinalizado a possibilidade de se candidatar ao cargo na Câmara dos Deputados.
Por meio do Twitter, Duda elencou cinco motivos pelos quais ela tomou essa decisão. Entre eles, a pauta da comunidade transgênero no Brasil. "O congresso brasileiro nunca teve uma parlamentar Trans eleita. No Brasil, 90% das travestis estão na prostituição. Somos o país que mais mata pessoas Trans do planeta", diz.
Outra questão apontada por Duda, e que pode também ser um dos motes de sua campanha, é o meio ambiente. "Somos a última geração que tem o poder de frear as mudanças climáticas. É urgente formarmos um congresso que entenda que não há justiça social sem justiças ambiental e climática", diz.
Desistência do Senado
Ontem, a parlamentar disse que sua decisão de desistir da candidatura ao Senado foi tomada após a possível aliança do PDT ao PSDB.
Em seu discurso na convenção, Duda disse aos colegas que não se resolve problemas complexos com soluções simplistas e que, por isso, não vê com bons olhos o possível apoio do PDT ao PSDB, que, para ela, foi um dos responsáveis pela "crise" em Minas Gerais.
A vereadora cumprimentou e demonstrou apoio ao parlamentar Bruno Miranda, anunciado como pré-candidato ao Senado pelo partido.
A candidatura de Duda ao Senado era considerada um importante palanque para o presidenciável Ciro Gomes (PDT) em Minas.
*Com informações de Clara Mariz