
Economistas e criadores do Plano Real declararam voto ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições. O apoio ao ex-presidente foi confirmado por Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha e Persio Arida.
Nesta semana, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou apoio ao candidato petista.
O Plano Real foi criado em 1994, durante o governo do ex-presidente Itamar Franco. Em nota conjunta, os economistas afirmaram que a expectativa do grupo é de condução responsável da economia.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Bacha afirmou que a decisão reforça a expectativa de que Lula terá compromisso com a estabilidade econômica, "especialmente pela presença de Geraldo Alckmin (PSB) na campanha e pelo aceno a Henrique Meirelles (ex-presidente do Banco Central na gestão de Lula)".
Os economistas também declararam preocupação da economia no contexto internacional e afirmaram que “não é um momento onde se pode brincar”.
Histórico
Edmar Bacha foi presidente do IBGE, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e participou da equipe econômica que desenvolveu o Plano Real.
Um dos idealizadores do Plano Real, Persio Arida presidiu o BNDES entre 1993 e 1994 e o Banco Central em 1995.
Armínio Fraga foi presidente do Banco Central durante o segundo mandato do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2003.
Já Pedro Malan foi ministro da Fazenda durante o governo FHC e presidente do Banco Central no governo Itamar Franco.