Em discurso inflamado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar duramente Jair Bolsonaro (PL) pela conduta adotada após a derrota nas eleições de 2022. O chefe do Executivo disse que o ex-presidente "fugiu como um rato" para não dar posse a ele. A afirmação ocorreu durante agenda em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.
“O cara que tentou dar o golpe para não dar posse para mim, não teve coragem de me esperar, fugiu como rato”, disparou Lula, em referência à viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos antes da posse. O petista ainda acusou o ex-presidente de desrespeitar a vontade popular e agir com covardia.
“Agora fez as bobagens que fez, mandou o filho dele sair de deputado federal, ir para Washington pedir para que o presidente Trump intervenha no Brasil. Isso é uma falta de caráter, de coragem”, continuou. Ao encerrar, Lula foi ainda mais duro: “Fez as merdas que fez, pague por elas e respeite o povo brasileiro.”
As declarações foram feitas nesta quinta-feira (24) durante anúncio de investimentos do Governo Federal para populações tradicionais. Um dos principais eixos apresentados foi a construção de 249 escolas voltadas a comunidades indígenas e quilombolas, com aporte de R$ 1,17 bilhão, além de obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye’Kwana.
* Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: