
O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira (27) um levantamento especial para ouvir apenas os eleitores com idades entre 16 e 29 anos. Na pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51% das intenções de voto contra 20% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e 12% da intenções de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará.
A pesquisa foi realizada de forma separada da pesquisa semanal, feita pelo instituto abrangendo a intenção de votos dos eleitores como um todo, e que deve ser divulgada na tarde desta quinta-feira (27).
Contudo, o levantamento mostra que, entre os jovens, as recentes medidas para redução da inflação e aumento de auxílios sociais, ainda não surtiram efeito.
O desempenho do petista é melhor entre as mulheres jovens, com 58% das intenções de voto contra 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro Gomes. Entre os homens, a vantagem diminui, Lula tem 44%, Bolsonaro 24% e Ciro 14%.
O único recorte em que o presidente Jair Bolsonaro vence Lula é entre os jovens evangélicos, com 36% contra 30% do petista.
No segundo turno, o ex-presidente Lula ganharia em todos os cenários levantados pelo instituto.
Fatia pequena
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não faz o recorte de idades até 29 anos, mas, de acordo com a entidade, o grupo de eleitores com idades entre 16 e 24 anos representa 15% dos aptos a participar das eleições de outubro.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 05/688/2022. Foram ouvidos 935 eleitores em 12 capitais, incluindo Belo Horizonte.
Veja os índices de todos os candidatos:
- Lula (PT) - 51%
- Jair Bolsonaro (PL) - 20%
- Ciro Gomes (PDT) - 12%
- André Janones (Avante) - 2%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Leonardo Péricles (UP) - 1%
- Sofia Manzano (PCB) - 1%
Leia Mais