REPERCUSSÃO

Imprensa internacional dá destaque para diferença entre pesquisas e resultado das eleições no Brasil

Alecsander Heinrick
@alecshmsahenrick@hojeemdia.com.br
03/10/2022 às 00:33.
Atualizado em 03/10/2022 às 01:24
Principais jornais ao redor do mundo deram destaque para as eleições brasileiras (Reprodução)

Principais jornais ao redor do mundo deram destaque para as eleições brasileiras (Reprodução)

Os principais jornais do mundo repercutiram o resultado das eleições presidenciais no Brasil. A maioria deu destaque para a diferença entre o que era projetado pelas pesquisas, que previam Lula na frente, com possibilidade de vitória no primeiro turno, e o que realmente se viu: um cenário apertado, com Bolsonaro acima da porcentagem prevista.

Clarín – Argentina
Principal jornal da Argentina, o Clarín não poupou críticas aos institutos de pesquisa, que foram considerados "os principais derrotados" da eleição. No entanto, o periódico citou como um dos grandes culpados por esse erro a falta do censo em 2020. O Clarín também destacou o avanço de Simone Tebet, que ficou em 3° lugar. Para ele, isso mostrou um "posicionamento de centro e centro-direita da sociedade brasileira", que pode dificultar o governo de Lula, caso seja eleito.

El País – Uruguai
O principal jornal do Uruguai deu destaque para a vitória de Lula nas urnas de Montevideo, capital do país. Já sobre o resultado, o periódico salientou que, apesar de Lula liderar as pesquisas, o grande questionamento era se conseguiria mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorreu. O El País destacou ainda o "clima de tensão" entre os candidatos, citando casos de ataques e mortes entre os seguidores dos dois lados.

New York Times – Estados Unidos
Um dos principais jornais dos EUA e do mundo, o New York Times deu grande destaque para o "erro" das pesquisas eleitorais. Para o periódico americano, mesmo recebendo menos votos, Bolsonaro teve uma "noite melhor", já que ele "estava certo" a respeito das dúvidas sobre as pesquisas. Ainda conforme o jornal, os analistas políticos subestimaram a "força dos candidatos conservadores'.

The Washington Post – Estados Unidos
Principal jornal da capital americana, o Washington Post vê o segundo turno da eleição brasileira como um duelo entre "populistas de pólos opostos", que coloca dois gigantes políticos de "profunda inimizade".

Wall Street Journal – Estados Unidos
Um dos principais jornais de economia do mundo, o Wall Street Journal também destacou que Bolsonaro se saiu bem melhor do que o previsto nas pesquisas.

Le Monde – França
Na Europa, o francês Le Monde destacou uma "vitória apertada e decepcionante" para Lula, também citando as pesquisas que previam uma grande vantagem para o candidato petista. Sobre Bolsonaro, o periódico afirmou que ele "escapou de uma derrota humilhante no primeiro turno", e que agora vai precisar "colocar as tropas na rua" para buscar a vitória no segundo turno.

Deutsche Welle – Alemanha
O jornal alemão, em sua versão em português, destacou o duelo já previsto entre Bolsonaro e Lula, mas também a diferença obtida por Bolsonaro em relação aos principais institutos de pesquisa. No entanto, ressaltou a difícil missão do candidato do PL, já que, na história do Brasil, o candidato menos votado no primeiro turno nunca conseguiu reverter essa situação.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por