Eleições 2022

Justiça eleitoral obriga Zema a apagar postagens com propaganda pessoal e feitos do governo estadual

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
27/07/2022 às 20:05.
Atualizado em 27/07/2022 às 20:09

A Justiça eleitoral de Minas Gerais acatou pedido do PSB e obrigou o governador Romeu Zema a apagar postagens em suas redes sociais que traziam o slogan do governo estadual e elogios aos resultados alcançados pela atual gestão.

Na decisão, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler afirmou que os pré-candidatos podem utilizar as redes para fazer propaganda, mas sem uso de marleting institucional da administração pública.

"Não é proibido aos candidatos ou pré-candidatos a divulgação de seus feitos como gestores públicos, o que não significa que seja permitida a transposição da publicidade institucional dos meios oficiais de comunicação para a página pessoal do gestor em rede social na internet", afirmou o magistrado.

Uma das postagens denunciadas pelo PSB traz uma imagem ligada ao futebol e a mensagem "No final do campeonato o gol mais bonito é o de Minas" embaixo da logomarca do governo mineiro. A publicação original é do governo e foi compartilhada pelo governador.

(Redes sociais - Romeu Zema)

(Redes sociais - Romeu Zema)

Questionada, a assessoria da campanha de Romeu Zema afirmou que o governador usa as redes sociais para informar os mineiros e dar transparência sobre os atos de sua gestão.

"Minas conquistou o primeiro lugar no ranking de transparência pública da CGU (Controladoria-Geral da União), desde 2021. O resultado inclui também as redes sociais que, ao longo da minha gestão, são atualizadas diariamente para informar aos mineiros o que estamos fazendo", respondeu a assessoria.

O processo segue em segredo de justiça. Na noite desta quarta-feira (27), as postagens não eram mais encontradas nas redes sociais do governador.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por