Aliados políticos

Lula faz ‘campanha’ para Pacheco no governo de Minas e diz que adversários 'desmanchariam em pó'

Presidente afirmou que senador faria ‘dupla imbatível’ ao lado da Marília Campos, prefeita de Contagem, na corrida eleitoral pelo governo

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 29/08/2025 às 10:22.Atualizado em 29/08/2025 às 14:10.
Presidente Lula e senador Rodrigo Pacheco (Maurício Vieira)
Presidente Lula e senador Rodrigo Pacheco (Maurício Vieira)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que o senador Rodrigo Pacheco (PSD) é o melhor nome para disputar o governo de Minas nas eleições de 2026. Para o petista, o mineiro só não será governador “se não quiser”. 

“Ele é a figura política mais importante que Minas tem. (...) Eu gostaria que ele assumisse a responsabilidade, porque ele será governador de Minas. Não tenho dúvidas de que os adversários deles irão se desmanchar em pó para a eleição em 2026”, disse o presidente em entrevista à Rádio Itatiaia. 

Segundo Lula, o senador formaria uma “dupla imbatível” na disputa pelo governo, com a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), como candidata a vice-governadora. 

“Vejo Marília como possibilidade de qualquer coisa que ela quiser ser. Além de ser uma prefeita altamente valorizada, reeleita em Contagem, uma companheira de alta qualidade política. (...) O Pacheco é meu governador, se ela (Marília Campos) topar ser vice seria uma chapa imbatível. Eu espero que dentro de poucos dias tenhamos essa definição”, destaca. 

Lula ainda confirmou uma nova visita em Minas após as agendas na Grande BH e em Montes Claros. Sem confirmar a data, o presidente afirmou que volta ao estado para a inauguração de uma mina da Vale. 

Lula está em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para anunciar projetos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), nas modalidades Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota. O petista deve confirmar a expansão do metrô de BH a Contagem. Ele estará acompanhado da prefeita Marília Campos (PT), além do senador Rodrigo Pacheco (PSD).

“Vou anunciar a expansão do metrô de BH a Contagem. Será um investimento de R$ 1 bi em que vamos implantar 3,6 km de duas novas estações, Parque São João e Beatriz, a partir da estação Novo Eldorado que já está em construção”, disse Lula em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record, na quinta-feira (27).

Além disso, Lula prometeu firmar dois projetos com o prefeito de BH, Álvaro Damião (União), também voltados ao transporte público. De acordo com o presidente, serão destinados cerca de R$ 456 mi para implantação de 64,3 km de faixas exclusivas para transporte coletivo e aquisição de 100 ônibus elétricos.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por