O prefeito de Patos de Minas e presidente eleito da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, formalizou nesta quarta-feira (30) sua desfiliação do Partido Novo, mesma sigla do governador de Minas, Romeu Zema.
Segundo Falcão, a decisão já era avaliada após o resultado da eleição da AMM e visa demonstrar que a entidade tem que ter uma gestão independente e suprapartidário.
"Minas Gerais tem 853 municípios e cada um possui uma característica e uma necessidade. Como presidente da AMM, eu acho justo que os prefeitos e prefeitas se sintam representados e acolhidos, sem interferência de partidos. Tenho minhas convicções e as mantenho, mas agora eu preciso acolher e agregar todos aqueles que, assim como eu, sabem bem o que é administrar uma cidade. A AMM é de todos", disse.
Luís Eduardo Falcão Ferreira foi eleito para a presidência da AMM para a gestão 2025-2028 no início deste mês. Ele obteve 361 votos, contra 288 do concorrente Dr. Marcos Vinicius, atual presidente da entidade. Participaram da eleição 649 votantes de municípios afiliados à AMM.
Durante a campanha, Falcão propôs mudar o atual estatuto da AMM, para que as eleições sejam realizadas a cada dois anos - atualmente, os mandatos são de 3 anos. Para a nova gestão, ele defende que apenas prefeitos em exercício estejam aptos a disputarem o cargo.
A posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios está marcada para 7 de maio, às 17h30, no Expominas, em Belo Horizonte, durante o Congresso Mineiro de Municípios. O evento reúne anualmente prefeituras, órgãos públicos, autoridades políticas, entidades de classe e empresas que apresentam soluções para as cidades e seus administradores.
Leia mais: