Otacilinho assume comando do PSB em Minas com meta de fazer do partido um dos maiores do Estado
Empossado nesta quarta-feira, prefeito de Conceição do Mato Dentro defende aumento de royalties da mineração para os municípios
Empossado presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta quarta-feira (30), em cerimônia com a presença de lideranças políticas regionais e nacionais, Otacílio Costa, o Otacilinho, defendeu o aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) - imposto cobrado das mineradoras. Além disso, o prefeito de Conceição de Mato Dentro prometeu tornar o PSB “um dos maiores partidos de Minas”.
“Não vamos aceitar que Minas só receba dinheiro de uma mineradora depois de casos como os de Brumadinho e Mariana. Em nome de uma mineração com mais justiça, o PSB vai se posicionar de uma forma muito clara pelo aumento do Cfem em Minas para que a gente possa combater as desigualdades sociais”, afirmou.
A cerimônia de posse contou com a presença do presidente nacional do partido e prefeito de Recife (PE), João Campos. Segundo Otacilinho, Campos é a esperança para que o PSB realize o seu “sonho”.
“Nós temos o compromisso de fazer do PSB um dos maiores partidos de Minas Gerais. Mas o PSB tem um sonho. O sonho de chegar à Presidência da República. Tenho certeza de que a oportunidade que Eduardo Campos não teve, você (João Campos) vai ter, seja em 2030 ou em 2034”, afirmou, referindo-se ao pai do jovem político, morto em um acidente de avião em 2014.
Filiado ao PSB, o médico e professor Ruy Muniz, que já foi prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, falou sobre a importância do partido e das próximas eleições. "Queremos planejar a ação do partido para as eleições do ano que vem. É um partido importante no cenário nacional. A gente torce para que ele (Otacílio Costa) use a sabedoria para formar uma boa chapa de deputados estaduais e federais. O partido precisa de espaço e de voz, e a voz de um cara que foi eleito prefeito e foi campeão nas urnas tem que ser respeitada".
Também presente ao evento, a ex-deputada federal Raquel Muniz destacou a nova liderança do partido em Minas. "Otacilinho é uma liderança jovem, que vai caracterizando também a formação do partido", pontuou. "Esse evento mostra o prestígio do partido, já que quase todos os municípios mineiros estão representados, assim como Montes Claros, que está presente comigo e com o Ruy Muniz”.
Leia mais: