
O Ipec (antigo Ibope) também divulgou neste sábado (1º) a última pesquisa eleitoral que avaliou a disputa pelo governo de Minas, antes do pleito para o 1º turno.
O governador Romeu Zema (Novo), que disputa a reeleição, recuou em um ponto percentual, em relação ao último levantamento do instituto e agora tem 44% das intenções de votos. Alexandre Kalil (PSD) mantém o segundo lugar, com 37% - 3 pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior.
Brancos e nulos somam 5% (6% na pesquisa anterior) e os entrevistados que não souberam responder ou não quiseram opinar passaram de 8% na última enquete para 7% agora.
Quando considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos e que são usados pela Justiça Eleitoral para definir os vitoriosos nas urnas na contagem de votos, o governador também teve uma variação negativa e caiu de 53% para 50% agora.
Seu principal adversário, o ex-prefeito de BH Kalil, oscilou positivamente, subindo de 39% para 42% dos votos válidos.
O senador Carlos Viana, do mesmo partido de Bolsonaro (PL), manteve os mesmos 4% da pesquisa anterior. E os candidatos Vanessa Portugal (PSTU); Lorene Figueiredo (PSOL),
Marcus Pestana (PSDB) e Renata Regina (PCB) mantiveram o mesmo percentual de 1%. Cabo Tristão (PMB), que não pontuou na última enquete, agora tem 1%.
Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Marcus Pestana (PSDB) não pontuaram.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e ouviu 2.000 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em 104 cidades mineiras. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06476/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Leia mais