(Reprodução / Google Street View)
A primeira rodada de pesquisas do Instituto SigDados em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, aponta a liderança de Guti da Premoldados (Avante). O candidato, que tem apoio do atual prefeito Neném da Asa (Progressistas), aparece com 47,5% das intenções de votos válidos na corrida pela Prefeitura.
O cenário estimulado, em que os nomes dos postulantes são informados aos entrevistados, traz, em seguida, Guilherme Morais (PSD) com 38,4%. Alessandra do Brumado (Novo) aparece na terceira posição, com 7% das intenções de votos válidos, enquanto Reinaldo (PT) tem 3,8% e Tiago Stanley (PL) 3,2%.
Neste mesmo cenário, 9,4% responderam que votarão em ninguém/branco ou nulo nas próximas eleições. Os indecisos que não souberam ou não quiseram responder somaram 22,4%.
A pesquisa foi realizada pelo SigDados de 3 a 6 de agosto, com 500 eleitores maiores de 16 anos aptos a votar em Brumadinho - áreas urbana e rural. Está registrada sob o número MG-01318/2024. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Considerando o total de entrevistas realizadas no cenário estimulado, Guti também lidera, com 32,4% dos votos - contra 26,2% alcançados pelo candidato do PSD, Guilherme Morais. Alessandra do Brumado chegou a 4,8%, enquanto Reinaldo e Tiago Stanley têm 2,6% e 2,2%, respectivamente. Neste caso, a soma dos percentuais pode não chegar a 100% em razão do arredondamento das casas decimais.
Na pesquisa espontânea (nomes não citados para os entrevistados), o candidato do Avante (Guti) tem 22,8%, Guilherme Morais aparece com 19,8%; Alessandra do Brumado e Reinaldo com 1,4%, e Tiago Stanley com 0,8%. Não sabe/não respondeu chegou a 45,6%; ninguém/branco/nulo, 7,2%.
Segundo a diretora do Instituto SigDados, especialista em opinião pública e comportamento eleitoral pela UFMG, Raquel Vasconcelos, pode-se considerar que o cenário em Brumadinho ainda é bem apertado e que há encontro dos líderes na margem de erro. Para ela, questões como apoio político e as estratégias de marketing adotadas por cada grupo de campanha poderão mudar a atual a opinião dos eleitores ou conquistar os indecisos.
Índice de Rejeição
O Instituto SigDados apurou, também, o índice de rejeição dos candidatos na corrida pela Prefeitura de Brumadinho. Questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 32,8% dos ouvidos disseram não ter restrição a nenhum dos postulantes; 14% disseram não votar no candidato do PT; 13,4% responderam que não votariam em Guti da Premoldados; 10,2% em Guilherme Morais; 9,2% em Alessandra do Brumado e 3,2% em Tiago Stanley. Outros 12,4% não sabem/não responderam e 4,8% disseram rejeitar todos os nomes.
Os dados da amostra são baseados nas informações do IBGE (2010 a 2020) e TSE de julho de 2024. O contratante da pesquisa é a Impactto Comunicação Ltda/Grupo Impactto.
Leia mais:
Eleições em BH: Carlos Viana anuncia candidata a vice na disputa pela prefeitura
Minas é o estado que mais registra crianças de até 5 anos em cartório no Brasil
Suposta formação de cartel em postos de combustíveis de BH é investigada