Disputa eleitoral

Pimentel reage a novos ataques de Zema: “Tem o dom raro de unir em si a ignorância e a má fé”

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
28/04/2022 às 16:41.
Atualizado em 28/04/2022 às 17:25
 (Ricardo Bastos / Hoje em Dia )

(Ricardo Bastos / Hoje em Dia )

O ex-governador Fernando Pimentel (PT) reagiu ao que considerou um ataque do governador Romeu Zema (Novo), que, nas últimas semanas, intensificou o tom eleitoral de suas falas e aumentou as críticas ao petista. “Zema tem o dom raro de unir em si a ignorância e a má-fé. É ignorante ao deixar de reconhecer a contribuição de seus antecessores para construção de Minas Gerais; age de má-fé ao tentar iludir o cidadão mineiro, como se esse fosse bobo e se deixasse conduzir pela mediocridade de sua administração e de seus pulinhos em redes sociais”, declarou o ex-governador.

A fala dura de Pimentel veio após a última crítica de Zema à gestão petista, realizada durante assinatura do protocolo para construção de uma fábrica da cervejaria Heineken, em Passos, no Sul de Minas, nessa quarta-feira (27). Na ocasião, o governador Romeu Zema acusou Pimentel de não buscar apoios e perder investimentos para o Estado.

“Governador de Minas até a gestão passada tinha a visão de que ele tinha que ficar dentro de um castelo e que o mundo girava em torno dele, governador centrismo. Eu não, eu vou atrás de todo mundo aqui. Para mim não é nenhuma humilhação ir bater na porta de algupém pedindo investimento”, afirmou Zema.

Em resposta, o ex-governador petista citou empresas com as quais ele manteve contato para investimentos em Minas Gerais e acusou o atual governador de chamar para si conquistas negociadas na gestão anterior, como o P7 Criativo, parceria entre o governo e a Fiemg, inaugurado nesta semana em Belo Horizonte.

“Se ao atual governador faltar capacidade para compreender o que contém tais documentos, bastará ligar para os presidentes da Vale, da CSN, da Vallourec, da Eurofarma, da LD Celulose, da Ambev, da Verallia, da M Dias Branco, da Estrela Gallicia, da Nestlé, da Procter & Gamble, entre outras. Eles poderão ajudá-lo a superar sua profunda ignorância, dando-lhe conhecimento das providências que destravaram investimentos na mineração e siderurgia, das obras de infraestrutura que foram viabilizadas para garantir a construção de unidades fabris, da elaboração dos regimes setoriais de tributação que tornaram Minas Gerais mais atrativa para receber investimentos e criar emprego e riqueza para nosso povo”, afirmou Pimentel.

O episódio é mais uma etapa do bate-boca que os dois governadores têm mantido nas últimas semanas.

Recentemente, durante o processo de debate em relação ao reajuste dos servidores, Zema foi às redes sociais para acusar Pimentel de deixar o Estado sem recursos; o petista retrucou e disse que o atual governo tem uma situação fiscal melhor, em parte, por causa de projetos aprovados no governo Pimentel e disse "governador cumpra a lei e pague o piso (da educação)".

O Hoje Em Dia entrou em contato com a assessoria do governador Romeu Zema solicitando posição em relação às críticas de Pimentel. Se houver resposta, ela será publicada.

Confira a íntgra da nota enviada por Pimentel:

"Zema tem o dom raro de unir em si a ignorância e a má-fé. É ignorante ao deixar de reconhecer a contribuição de seus antecessores para construção de Minas Gerais; age de má-fé ao tentar iludir o cidadão mineiro, como se esse fosse bobo e se deixasse conduzir pela mediocridade de sua administração e de seus pulinhos em redes sociais.
Especificamente em relação à atração de investimento durante meu governo, bastaria o governador consultar as atas e registros do Comitê Temático de Desenvolvimento Econômico Sustentável, órgão que reuniu, entre outros, CEMIG, GASMIG, COPASA, CODEMGE, BDMG IGAM, IEF, e as secretarias da Fazenda, do Meio Ambiente, Transportes e Obras Públicas. Foi esse comitê, criado em meu mandato, que agilizou e transformou em investimentos, de fato, os protocolos de intenção assinados entre empreendedores privados e o governo do Estado de MG.
Se ao atual governador faltar capacidade para compreender o que contém tais documentos, bastará ligar para os presidentes da Vale, da CSN, da Vallourec, da Eurofarma, da LD Celulose, da AMBEV, da Verallia, da M Dias Branco, da Estrela Gallicia, da Nestlé, da Procter & Gamble, entre outras. Eles poderão ajudá-lo a superar sua profunda ignorância, dando-lhe conhecimento das providências que destravaram investimentos na mineração e siderurgia, das obras de infraestrutura que foram viabilizadas para garantir a construção de unidades fabris, da elaboração dos regimes setoriais de tributação que tornaram Minas Gerais mais atrativa para receber investimentos e criar emprego e riqueza para nosso povo.
Reconhecer o trabalho que foi feito por quem lhe antecedeu - como por exemplo no PC 7 Criativo, recém inaugurado - é o mínimo que se espera de um governador que respeita a verdade. Infelizmente, não é o que ocorre hoje em Minas Gerais".

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por