No Twitter

Presidente da Câmara, Arthur Lira, comenta fala de Nikolas Ferreira: 'não admitirei o desrespeito'

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/03/2023 às 19:40.
Deputado Nikolas Ferreira coloca peruca para dizer que tinha "lugar de fala" no Dia Internacional da Mulher (Instagram / Reprodução)

Deputado Nikolas Ferreira coloca peruca para dizer que tinha "lugar de fala" no Dia Internacional da Mulher (Instagram / Reprodução)

Após a polêmica gerada pelo pronunciamento do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), nesta quarta-feira (8), durante a sessão da Câmara em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), usou o Twitter para comentar a fala do parlamentar mineiro.

“O plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos”, disse Lira, que continuou, afirmando que não admitirá “o desrespeito contra ninguém”. “O deputado Nikolas Ferreira merece minha reprimenda pública por sua atitude no dia de hoje. A todas e todos que se sentiram ofendidas e ofendidos minha solidariedade”, completou o presidente da Câmara.

Durante a sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, quando estava no púlpito, Nikolas vestiu uma peruca loira e declarou que tinha "lugar de fala". Em seguida, falou de forma irônica sobre as mulheres trans: "Hoje eu me sinto mulher. Deputada ‘Nikole’. E eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Vale ressaltar que, atualmente, existem duas parlamentares trans na Câmara dos Deputados: Duda Salabert (PSD-MG) e Erika Hilton (Psol-SP).

Ainda durante a sessão plenária, a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) chamou Nikolas Ferreira de ‘nojento’ e classificou a fala como ‘preconceituosa, absurda, criminosa e nojenta’. “A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso garantida pela imunidade parlamentar. Afinal, transfobia é crime. Eu, ao lado da bancada do PSB estou entrando com um pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira!”, disse a deputada paulista nas redes sociais.

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a assessoria do parlamentar mineiro e aguarda retorno.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por