O comentário foi feito nesta terça-feira (20), durante o processo de carga de mais de 800 urnas de Belo Horizonte (Valéria Marques / Hoje em Dia)
Um dos principais pontos de atenção da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano são as fake news, que têm sido frequentes nesse período. De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG), desembargador Maurício Torres Soares, o eleitor é peça importante no auxílio ao combate às informações falsas.
"O eleitor pode nos ajudar baixando o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Pardal. Através desse app, você consegue checar as informações que recebeu”, sugere.
O comentário foi feito nesta terça-feira (20), durante o processo de carga de mais de 800 urnas de Belo Horizonte, realizado no Centro de Apoio do TRE-MG, no bairro Jardim Filadélfia, na divisa entre BH e Contagem. Na ocasião, ele ainda defendeu o processo eleitoral e pontuou a necessidade de “defender a retidão, a liquidez e a correção do sistema de votação".
App Pardal
A ferramenta digital foi criada em 2014 e permite que o cidadão registre reclamações contra as campanhas.
Pela plataforma, também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.
O aplicativo Pardal está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play ou por meio do site do TSE.
Leia mais:
Mais de 800 urnas eletrônicas recebem carga e lacre para as eleições em BH
Minas tem alerta de tempestade com granizo para 88 municípios; saiba quais são