
Por decisão dos vereadores de Belo Horizonte, foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal (CMBH) o Projeto de Lei 138/21, que transforma a cidade na capital do "grau", prática conhecida por empinar a motocicleta sobre a roda traseira.
O grau ou, para utilizar o nome em inglês, "wheeling", é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), sendo classificado e punido como infração gravíssima.
Porém, na proposta apresentada na CMBH, os autores, vereadores Bim da Ambulância e Léo Burguês, afirmam que "enquanto modalidade esportiva, vem crescendo a cada dia e merece atenção e estímulo do Poder Público".
De fato, a prática é organizada como esporte e conta com associações que representam os atletas da modalidade. Segundo a Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER), a escassez de lugares apropriados para a prática do esporte atrasa o crescimento do wheeling e obriga muitos pilotos a fazerem manobras em vias públicas, colocando em risco a vida dos outros e a própria, "causando um certo preconceito com o esporte".
De acordo com os autores da proposta, a intenção não é descriminalizar a prática do "grau" em via pública, mas "reconhecer essa modalidade esportiva em Belo Horizonte e trazer mais uma oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para a capital mineira".
O PL 138/21, agora, segue para sanção do prefeito Fuad Noman.
Leia Mais