Petista lidera, com 54%

Quaest: Lula 'herda' mais votos de Ciro, e Bolsonaro ganha preferência dos eleitores de Tebet

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
13/10/2022 às 15:26.
Atualizado em 13/10/2022 às 17:19

Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial no segundo turno, com 54% dos votos contra 46% de Jair Bolsonaro (PL). 

O levantamento indica ainda que Lula é o que mais herda os votos de Ciro Gomes (PDT), com 54% da preferência daqueles que votaram no pedetista no primeiro turno. Já entre os eleitores de Simone Tebet, Jair Bolsonaro tem leve vantagem com 28% da preferência, contra 25% de eleitores que escolhem o petista neste segundo turno. 

Contudo, tanto entre os eleitores de Ciro quanto entre os de Simone Tebet, os indecisos ainda são muitos. Entre os de Ciro, 10% ainda não decidiram voto, e 16% entre os de Tebet.

Voto contra

Felipe Nunes, diretor da Quaest, informou que o instituto mediu também o sentimento de rejeição e a escolha do voto para impedir que um dos dois candidatos chegue ao poder. Neste caso, Lula também está em vantagem. Segundo Nunes, o antibolsonarismo ainda é maior do que o antipetismo. 

“A maioria tem mais medo da continuidade do governo Bolsonaro (45%), enquanto 41% tem medo da volta do PT. Se transformarmos em votos válidos, essa posição significaria 52% antiBolsonaro e 48% antiPT. Uma disputa apertada”, comentou.

Metodologia

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-07106.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por