MEIO-AMBIENTE

Questionado sobre Amazônia, Bolsonaro diz que 'desmatamento em seu governo foi menor' e Lula rebate

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
28/10/2022 às 23:51.
Atualizado em 29/10/2022 às 01:04
 (ABr)

(ABr)

No quarto bloco do debate realizado nesta sexta-feira (28), mediado pelo jornalista William Bonner na TV Globo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou Jair Bolsonaro (PL) sobre clima.

“Até quando você vai continuar a política dos biomas brasileiros, sobretudo na Amazônia?”, perguntou ao adversário. 

Bolsonaro, que concorre à reeleição, respondeu, então, que “o desmate no governo petista foi mais que o dobro em comparação à sua gestão.”

"Foram 430 mil km² por ano, em comparação a 195 mil km² em sua gestão. O clima não é só Amazônia, temos outras questões a discutir", disse Bolsonaro. 

Lula então citou o apoio de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente em seu governo, e afirmou que seu governo “diminuiu em 80% o desmatamento da Amazônia em uma década.”

“Nós evitamos lançar na atmosfera 5 bilhões de toneladas de CO2 e fechamos 1.500 empresas clandestinas de madeira. Cerca de 659 pessoas foram presas por participar de organizações criminosas”, falou o petista. 

O ex-presidente também afirmou que, caso seja eleito, “vai cuidar das questões indígenas.”

Bolsonaro então citou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e afirmou que “20 mil km² foram desmatados no governo de Lula, contra 11 mil na gestão de seu governo.”

“Cerca de ⅔ do território estão preservados, como quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui”, disse. 

Lula respondeu que “desconhece esses dados” e que “a sorte é que os especialistas sabem da verdade.”

O atual presidente afirmou então que “o Brasil é uma potência mundial agrária e que vai se tornar referência na geração de energia limpa com as usinas eólicas no Nordeste.”

Lula afirmou que “só agora Bolsonaro descobriu o que é energia limpa” e disse que “a primeira usina eólica foi construída na gestão de Dilma Rousseff.”

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por