No quarto bloco do debate realizado nesta sexta-feira (28), mediado pelo jornalista William Bonner na TV Globo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou Jair Bolsonaro (PL) sobre clima.
“Até quando você vai continuar a política dos biomas brasileiros, sobretudo na Amazônia?”, perguntou ao adversário.
Bolsonaro, que concorre à reeleição, respondeu, então, que “o desmate no governo petista foi mais que o dobro em comparação à sua gestão.”
"Foram 430 mil km² por ano, em comparação a 195 mil km² em sua gestão. O clima não é só Amazônia, temos outras questões a discutir", disse Bolsonaro.
Lula então citou o apoio de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente em seu governo, e afirmou que seu governo “diminuiu em 80% o desmatamento da Amazônia em uma década.”
“Nós evitamos lançar na atmosfera 5 bilhões de toneladas de CO2 e fechamos 1.500 empresas clandestinas de madeira. Cerca de 659 pessoas foram presas por participar de organizações criminosas”, falou o petista.
O ex-presidente também afirmou que, caso seja eleito, “vai cuidar das questões indígenas.”
Bolsonaro então citou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e afirmou que “20 mil km² foram desmatados no governo de Lula, contra 11 mil na gestão de seu governo.”
“Cerca de ⅔ do território estão preservados, como quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui”, disse.
Lula respondeu que “desconhece esses dados” e que “a sorte é que os especialistas sabem da verdade.”
O atual presidente afirmou então que “o Brasil é uma potência mundial agrária e que vai se tornar referência na geração de energia limpa com as usinas eólicas no Nordeste.”
Lula afirmou que “só agora Bolsonaro descobriu o que é energia limpa” e disse que “a primeira usina eólica foi construída na gestão de Dilma Rousseff.”
Leia mais