Renan diz que votação do projeto sobre abuso de autoridade está mantida

Estadão Conteúdo
01/12/2016 às 17:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:54
 (Moreira Mariz)

(Moreira Mariz)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a votação do projeto que atualiza a lei de abuso de autoridade está mantida na pauta de votações da próxima terça-feira, 6, a menos que os líderes partidários mudem de ideia. Durante debate sobre o tema no plenário do Senado, que encerrou nesta tarde, o juiz federal Sergio Moro afirmou que "talvez esse não seja o melhor momento" para analisar a matéria. Renan rebateu a declaração de Moro reafirmando que se o Congresso tiver que esperar para votar a atualização da lei de abuso de autoridade quando não houver investigações, não haverá nenhuma mudança na legislação. Neste caso, as autoridades teriam que ser acusadas por omissão, segundo o presidente da Casa. "É o Congresso que tem que decidir se a lei precisa ser melhorada", declarou.

Na tarde de hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento do recebimento de denúncia contra o presidente do Senado. Caso a Corte decida aceitar a denúncia, Renan se tornará réu perante o STF pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. O peemedebista disse que não acompanhará o julgamento porque estará trabalhando. Ele afirmou que não está preocupado com o resultado. Segundo Renan, este é um caso pessoal, e o pedido de investigação foi feito por ele há oito anos. "Eu sou o maior interessado em resolver essa questão", respondeu o parlamentar. O presidente do Senado disse ainda que já foi investigado muitas vezes, e que é inocente das acusações contra ele.Leia mais:
Fachin vota pelo recebimento da denúncia contra Renan apenas por peculato
Senadores apresentam projeto alternativo sobre abuso de autoridadeLindbergh critica atuação de Moro e juiz vê tentativa de criminalizar 'Lava Jato'
Juízes protestam em frente ao STF contra mudanças no pacote anticorrupção
Fachin defende parcial recebimento de denúncia contra Renan Calheiros
  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por