Tribunal de Contas

TCU condena Dallagnol e Janot por uso indevido de recursos durante a operação Lava Jato

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
09/08/2022 às 17:27.
Atualizado em 09/08/2022 às 17:32

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), foi duro no parecer que condenou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão a devolverem R$ 2,8 milhões gastos indevidamente com diárias e auxílios durante a operação "Lava Jato", que investigava crimes cometidos na Petrobras.

O caso tramita no TCU desde 2020 e o parecer de Bruno Dantas, pela condenação, foi aprovado de forma unânime na 2ª Câmara do Tribunal, nesta terça-feira (9).

Segundo o ministro, Dallagnol criou "um oásis administrativo capaz de duplicar o rendimento dos felizardos, através do pagamento de diárias, sem o escrutínio público".

Ainda conforme o parecer, sob comando de Deltan Dallagnol, o grupo de procuradores cresceu e viu os recursos necessários crescerem de forma inadequada com o aumento constante de gastos com diárias. "Subsiste, portanto, responsabilidade (de Deltan) pela adoção e perpetuação desse modelo, concebido para demandas temporárias e excepcionais", afirmou Bruno Dantas em seu voto.

Os acusados negam irregularidades no uso das verbas públicas. Ainda cabe recurso da decisão do TCU.

Nas redes sociais, Deltan Dallagnol afirmou que o Tribunal se juntou àqueles que pretendem condenar quem se dedica "arduamente ao combate à corrupção". "A 2.ª Câmara do Tribunal de Contas da União entra para a história como órgão que perseguiu os investigadores do maior esquema de corrupção já descoberto na história do Brasil", afirmou o ex-procurador.

O Hoje em Dia entrou em contato com Rodrigo Janot, mas ainda não recebeu resposta.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por