(Reprodução / Redes sociais)
O presidente da Câmara Municipal de Nova Era, vereador Roberto Bicalho (PDT), e o vereador Mattheus Leão (PT) discutiram durante uma reunião na Casa. O caso aconteceu na última segunda-feira (4).
A discussão foi gravada durante a transmissão da Câmara (veja o vídeo no final do texto). Leão questionou o comportamento do presidente, dando início ao bate boca.
“Vai dar lição de moral e ética na sua corja de vagabundos", disse Bicalho, que completou a fala utilizando um termo considerado racista: "o senhor vá dar lição de moral às suas negas”.
Mattheus tentou continuar a falar, mas foi interrompido pelo presidente da Casa. “É ofensa à dignidade dos membros, ao qual a gente sabe que o presidente não tem. Peço desculpas à sociedade, que não é obrigada a assistir esse episódio”, disse o vereador do PT.
Os dois vereadores continuaram discutindo. Os outros membros tentaram intervir pedindo calma. Mas sem sucesso. “Eu acho que isso é uma falta de respeito muito grande”, completou Leão. “Enquanto eu for vereador, eu carrego comigo caráter e honestidade, o que o senhor não tem”, respondeu o colega.
A reportagem procurou os parlamentares envolvidos na discussão e a assessoria da Câmara Municipal de Nova Era. Em nota, Mattheus Leão reiterou o compromisso de enfrentamento ao racismo, à misogonia, homofobia e todo e qualquer tipo de preconceito, seja ele qual for e em qual instância tiver. "Não é porque temos mandato que estamos autorizados a atacar a honra ou proferir termos preconceituosos. Ninguém está acima da Lei", declarou o parlamentar. Ainda segundo a nota, os advogados do vereador estão estão analisando os próximos. Já Roberto Bicalho não se manifestou até o fechamento da matéria.
Veja a discussão:
Leia mais:
Fome atinge mais de 60 milhões de pessoas no Brasil, diz ONU
Convocação de crianças para 2ª dose completa 3 meses com apenas 59% de cobertura vacinal em BH