
Vanessa Portugal foi oficializada, nesta quinta-feira (21), em convenção estadual pela internet, como a candidata do Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado (PSTU) ao governo de Minas.
O metalúrgico Jordano Carvalho é o vice na chapa de Vanessa Portugal. Ele é diretor licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de São João Del Rey e da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais.
O partido entra no pleito de 2022 com a chapa completa, tendo a professora Dirlene Marques como candidata ao Senado. Professora aposentada da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais e militante de movimentos sociais de mulheres, ela foi candidata ao governo do estado pelo PSOL, em 2018. Os suplentes na chapa neste ano são Victória Melo e Adriano Espíndola.
O PSTU também terá 6 candidatos à Câmara Federal e 6 vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O PSTU tem cerca de mil afiliados no estado. Em, na noite desta terça, pelo menos, 120 pessoas entraram no link de acesso à convenção virtual para aprovar as candidaturas.
O Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado é o único legalizado na chapa. Mas abriga vários candidatos de grupos do polo revolucionário socialista, que não são militantes do cotidiano do PSTU, que os considera, segundo Vanessa Portugal, como “filiação democrática”.
Leia mais