Combate à Desinformação

YouTube vai remover vídeos com alegações de fraudes nas eleições de 2018

Da Redação
23/03/2022 às 16:05.
Atualizado em 23/03/2022 às 16:32

O repositório de vídeos YouTube anunciou que vai excluir de sua plataforma conteúdos que dizem respeito a supostas fraudes ocorridas nas eleições gerais de 2018. A medida busca evitar a disseminação de informações inverídicas sobre o processo eleitoral. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desse modo, as diretrizes do YouTube serão ampliadas para abarcar conteúdos postados após a certificação dos resultados oficiais do pleito de 2018, que disseminam falsas alegações de que a eleição foi fraudada. A atualização anunciada faz parte das políticas de integridade eleitoral da plataforma.

O YouTube é um dos parceiros do TSE no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições, juntamente com outras plataformas digitais e redes sociais, como Google, TikTok, Instagram e Facebook, entre outras dezenas de instituições.

“Os desafios foram e continuam sendo grandes. Nos últimos anos se apresentaram teorias conspiratórias, suspeitas infundadas e acusações irresponsáveis, sem traço de prova ou fio de ligação com a realidade”, disse o ministro Edson Fachin no discurso de posse na Presidência do TSE, em fevereiro último.

O mesmo tipo de atualização foi feita pelo YouTube nos Estados Unidos e na Alemanha nos últimos anos. A plataforma também vai retirar conteúdos que tragam afirmações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que votos foram alterados.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por