Fim da Urgência do RRF

Zema busca diálogo com deputados e destrava pauta de votações da Assembleia Legislativa

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
21/12/2022 às 19:00.
Atualizado em 21/12/2022 às 19:05

O governador Romeu Zema (Novo) fez um gesto de aproximação com os deputados estaduais e, nesta quarta-feira (21), destravou a pauta de votações na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Desde 2019, a pauta do Legislativo mineiro estava limitada devido ao pedido de urgência apresentado pelo governador na tentativa de forçar os deputados estaduais a voltarem a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), projeto que permite a renegociação das dívidas estaduais com a União.

Durante esse período, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), só podia colocar em votação projetos que tinham alguma ligação com as ações de combate à pandemia, no chamado “rito Covid”. Qualquer outra proposta só poderia ser votada na Casa após a apreciação do RRF.

Na mensagem encaminhada por Romeu Zema retirando o pedido de urgência do projeto do RRF, o governador destacou a tentativa de aproximação com os deputados. "A retirada da urgência é necessária para que, com o diálogo ampliado, tenhamos juntos capacidade de construirmos o entendimento na busca do bem comum", destacou.

Sob nova direção
Como o deputado Agostinho Patrus foi indicado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), não presidirá a ALMG na nova legislatura, que começa em fevereiro do próximo ano.

Para evitar dificuldades como as enfrentadas no primeiro mandato do governador Zema, a administração estadual tem trabalhado para garantir que um aliado assuma o cargo de presidente da Assembleia. Isso, segundo o secretário de governo Igor Eto, se deu após o "aprendizado" dos primeiros quatro anos de governo.

"Os primeiros anos foram notoriamente de muita tensão do ponto de vista político, mas com muito diálogo e abertura para entender a realidade que estava posta”, ressaltou o secretário durante cerimônia de prestação de contas do Governo de Minas, realizada nessa terça-feira (20).

Dois candidatos têm se destacado nas articulações: os deputados Tadeu Martins Leite (MDB) e Antônio Carlos Arantes (PL). Os dois conversaram com o Hoje em Dia e disseram que ainda é cedo para qualquer tipo de definição, mas ambos afirmaram que existem conversas em busca de acordos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por