RELAÇÃO ENTRE PODERES

Zema pode ter Assembleia mais receptiva durante segundo mandato, apontam especialistas

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
03/10/2022 às 13:00.
Atualizado em 03/10/2022 às 13:30

A vitória de Romeu Zema (Novo) no primeiro turno confirmou o favoritismo já previsto em pesquisas eleitorais realizadas durante a campanha. Agora, o governador reeleito terá o desafio de construir uma base sólida de apoio na Assembleia Legislativa de Minas. O obstáculo, no entanto, será mais brando neste mandato, conforme avaliação de especialistas. 

Durante os últimos quatro anos, Zema enfrentou uma relação turbulenta com os deputados estaduais e não conseguiu sequer unir o mínimo de 16 parlamentares para oficializar uma coalizão na Assembleia. Situação que não deve se repetir, de acordo com o analista político, Vladimir Feijó. 

"O partido do governador conseguiu eleger duas cadeiras no legislativo estadual nessas eleições. Além disso, Zema teve uma aliança muito grande com outros oito partidos que elegeram 22 apoiadores, isso gira em torno de 28% da Assembleia. Oposição certa é 18%, somado ao PDT e PSDB chega a 25% da ALMG. Considerando ainda outros partidos que podem apoiar Zema, é possível que ele forme uma coalizão e seja maioria, com quase 75%", explica o especialista. 

Opinião parecida tem o cientista político Rodrigo Lopes. Para ele, a consolidação de Zema como liderança pode mudar a visão dos deputados. "Neste segundo mandato, a Assembleia entende o recado das urnas e não terá a mesma forma de enfrentamento que teve no primeiro mandato. Quando criou-se uma falsa ideia de que o Zema, por ter sido eleito de forma meteórica, ele não era um político orgânico e sim passageiro. Mas agora ele está consolidado como uma liderança que pode ainda visar coisas maiores em 2026, tendo um bom mandato", avalia.

Ele acredita que há chances de uma aproximação maior entre Legislativo e Executivo. "Podemos ter uma aproximação da Assembleia com o Governo, e o Zema sabe que vai precisar da ALMG para ter esse desempenho ainda melhor no segundo mandato", pontua. 

Em entrevista à TV Globo, nesta segunda-feira (3), Romeu Zema parabenizou os deputados eleitos e reeleitos. O atual governador de Minas afirmou que os "problemas do primeiro mandato foram superados".

"Deixo claro que queremos um Governo que vai trabalhar em conjunto com a Assembleia. Os problemas que tivemos no primeiro mandato foram superados. A ALMG foi renovada e agora queremos trabalhar em conjunto, transparência, diálogo e respeito", garantiu. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por