De tudo e muito: aos poucos, Salão de Pequim se reafirma como um dos maiores do mundo

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
29/04/2016 às 17:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:12
 (FRED DUFOUR/AFP)

(FRED DUFOUR/AFP)

Depois de se tornar o maior mercado de automóveis do planeta, em 2015, era de se esperar que o longínquo Salão do Automóvel de Pequim se tornasse uma das maiores mostras automotivas da indústria. E a comprovação veio este ano, com uma enxurrada de lançamentos, estandes e milhares de visitantes .

Segundo a Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles (Oica), que é a entidade internacional formada por fabricantes do setor, no ano passado a China produziu 24,5 milhões de automóveis e veículos comerciais. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado chinês, os Estados Unidos, que sempre foram os maiores fabricantes do planeta, produziram 12 milhões de veículos, menos da metade que os chineses. 

Os números brasileiros, por sua vez, correspondem a cerca de 10% do volume na terra de Mao Tsé-tung. Diante dessa opulência toda, era normal que fabricantes de todos os nichos disputassem qualquer cantinho do pavilhão de exposições do China International Exhibition Center.

No Salão de Pequim há de tudo, desde caríssimas versões de modelos de luxo desenvolvidos especialmente para o mercado local, assim como populares e lançamentos internacionais.

 Alongados

O mercado automóvel chinês é uma realidade impensável em praticamente todo o mundo. Com uma demanda gigantesca, fabricantes mantém modelos de diversas gerações em linha e também utilizam da artimanha de alongar a distância entre-eixos para posicionar  modelos em patamares superiores. 

E os chineses gostam e não se importam de pagar por um carrão corpulento, uma vez que a aquisição do automóvel está relacionada diretamente com compra da placa de licenciamento, que tem volumes limitados e chegam a valer mais que o preço do carro em si, em determinadas cidades. Dessa forma, o raciocínio lógico é: “se terei que pagar caro, que pelo menos seja pelo de maior valor agregado!”

E o Salão de Pequim é um exemplo claro deste pensamento. Marcas como Mercedes-Benz, Jaguar e BMW apresentaram modelos alongados e recheados de conteúdos que só serão vendidos por lá. E até mesmo fabricantes que não figuram entre as premium, como Peugeot, Citroën e Chevrolet também revelaram derivações e modelos exclusivos para atender ao anseio por automóveis esticados. 

E como é de praxe em todos os salões, os utilitários-esportivos (SUVs) também têm participação maciça na mostra mandarim. 
Além das marcas locais, fabricantes como Mazda, Acura e Honda, Volkswagen e Renault apresentaram modelos e estudos inéditos na terra do Frango Xadrez.

Destaques de Pequim

AUDI TT RS
Era uma questão de tempo até que a Audi apresentasse a versão mais nervosa da dupla TT Coupé e TT Roadster, da atual geração. O conhecido motor turbo cinco cilindros 2.5 teve sua potência elevada de 340 cv para 400 cv e o torque revisto para 48 mkgf. Os números se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

ACURA CDX
O selo de prestígio da Honda, que até então era praticamente exclusivo ao mercado norte-americano, levou para Pequim o utilitário-esportivo CDX, de porte semelhante ao HR-V. O jipinho é o primeiro modelo da marca produzido na China e conta com motor turbo 1.5 litro, sem valores especificados.

BMW X1 LONG WHEELBASE
A BMW também entrou na moda dos modelos com entre-eixos alongado, com o utilitário-esportivo (SUV) X1. O jipinho ganhou 8 centímetros à mais totalmente destinados à cabine, somando 4,56 metros de comprimento, o que o coloca próximo do irmão X3. O X1 esticado é destinado ao mercado local.

CHEVROLET MALIBU XL
A GM marcou presença com o Malibu XL, que assim como o Classe E L da Mercedes-Benz e o Jaguar XF L contam com chassi alongado para privilegiar o espaço interno. O sedã pode ser equipado com motor turbo 1.5 ou com unidade 2.5 aspirada. Ele ainda conta caixa de dupla embreagem e sete marchas.

CITROËN C6
A Citroën resolveu resgatar o nome C6 exclusivamente para o mercado mandarim. O sedã que herda o nome de uma das versões mais sofisticadas da marca, tem estilo sóbrio e quase 5 metros de comprimento e 2,9 metros de entre-eixos. A marca não divulga os dados técnicos, mas é provável que ele utiliza o motor THP 1.6.

DS 4S
Depois que a PSA decidiu transformar a grife DS, da Citroën, em uma marca própria eis que surge o 4S, desenvolvido apenas para o mercado chinês. Trata-se de mais uma derivação da linha hatches que já tem o C4 e o primo Peugeot 308. Com acabamento de alto nível, o modelo pode ser equipado com motor 204 cv.

HONDA AVANCIER
O principal destaque da Honda em Pequim, foi o utilitário-esportivo (SUV) Avancier que chega para disputar terreno na seara dos jipões encorpados, na seara do Hyundai Santa Fe. Equipado com motor turbo 2.0, o modelo tem desenho extravagante e carregado, destacando a cadência acentuada da coluna C.

INFINITI QX SPORT INSPIRATION CONCEPT
Não é de hoje que a Infiniti tem salivado em torno do segmento d jipinhos de luxo onde figuram modelos como Land Rover Evoque, Mini Paceman e Mercedes-Benz GLA. Ainda conceitual o QX Sport está bem próximo da versão de produção. Basicamente, só falta instalar maçanetas e retrovisores. 

LEXUS IS
Lançada em 2013, a atual geração do IS se tornou um dos principais produtos da Lexus. Posicionado no segmento de sedãs médios, como o BMW Série 3, o modelo acaba de ganhar sua primeira atualização de estilo, concentrada na parte frontal. Entre as opções de motores está a unidade turbo 2.0 de 244 cv.

MAZDA CX-4
A ofensiva da Mazda contra o Honda HR-V e o Toyota CH-R foi revelada em Pequim com direito ao uso de hífen no nome. Bonito, o modelo segue a linguagem de estilo Kodo, para definir suas formas. No entanto, o CX-4 pode ser equipado com motores 2.0 e 2.5 litros, tração integral e rodas aro 19.

NISSAN TIIDA
Se por aqui o Tiida morreu na primeira geração, em Pequim a Nissan revela a terceira edição do hatch médio. Com desenho moderno, que nem parece ser Nissan, o novo Tiida utiliza motor 1.6 e transmissão automática do tipo CVT. O modelo é equipado com sistema Start/Stop e promete médias de 18 km/l.

PEUGEOT 308 SEDAN
Com um mercado tão vasto, muitos fabricantes mantêm diversos modelos que acabam conflitando entre si. É o caso do 308 Sedan que chega para disputar terreno com o 408. Apesar de parecidos, o novo três volumes utiliza chassi alongado da atual geração do hatch 308 europeu e será exclusivo para os chineses. 

PORSCHE 718 CAYMAN
Salão que é salão tem que ter uma novidade Porsche, nem que seja apenas rebatizar um modelo. Assim como o roadster o cupê com motor central recebe a denominação 718. Mas não é apenas o nome que mudou. O cupê passa a ser equipado com motor 2.0 com potências de 300 cv e 2.5 de 350 cv no lugar do boxer.

RENAULT KOLEOS
A Renault levou para a China a segunda geração do utilitário-esportivo (SUV) Koleos. O modelo ganhou visual mais encorpado e identidade visual já adotada na nova geração do Mégane e também do Talisman. O jipinho poderá ser equipado com motores a gasolina ou diesel, além transmissão X-Tronic do tipo CVT.

VOLKSWAGEN T-PRIME GTE CONCEPT
Quer saber como será a próxima geração, então olhe para a imagem a acima. O conceito antecipa as linhas do jipão topo de linha da VW. O conceito também apresenta conjunto mecânico híbrido em que o conhecido motor TSI 2.0 é acoplado a um módulo elétrico de 134 cv e transmissão automática de oito marchas.

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