Gabaritos oficiais do Enem serão divulgados nesta quarta; entenda como a nota é calculada

Da Redação (*)
13/11/2019 às 09:03.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:40
 (Marcos Santos/FOTOS PÚBLICAS )

(Marcos Santos/FOTOS PÚBLICAS )

Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados, nesta quarta-feira (13), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.  

Mas apesar da divulgação do gabarito, os participantes ainda não poderão saber qual nota tiraram no exame, isso porque o Enem é corrigido pela chamada https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/saiba-como-utilizar-a-metodologia-do-enem-para-pontuar-mais-na-prova-1.753678

Pela TRI, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.Marcos Santos/FOTOS PÚBLICAS

Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões

Desde 2009, o Inep utiliza a TRI para a correção das provas. A metodologia é o que impossibilita que exista um zero absoluto na prova, ainda que o candidato tenha entregue o documento com todas as questões erradas, e também permite que o uso das habilidades reflexivas e analíticas sejam priorizadas em detrimento da memorização de conteúdos. Para o Ministério da Educação (MEC), é uma forma de garantir a isonomia do exame. 

Para entender melhor, imagine que dois alunos vão fazer a prova de cinco questões e cada um acerta três questões. Na metodologia clássica, eles teriam exatamente a mesma nota. Na TRI, o aluno que acertou as três questões mais fáceis pontua mais do que o outro, que acertou as três questões mais difíceis. Esta é também uma forma de evitar os acertos ao acaso, os famosos "chutes". 

Vale lembrar que a TRI é aplicada em todas as questões da prova, exceto, na https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/reda%C3%A7%C3%B5es-do-enem-ser%C3%A3o-corrigidas-por-5-1-mil-avaliadores-1.755399

Gabaritos

 ou pelo aplicativo do Enem. Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

O Enem 2019 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de todo o país compareceram ao menos em um dia de prova. https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/inep-recebe-quase-535-mil-inscri%C3%A7%C3%B5es-em-minas-para-o-enem-2019-1.727812

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham feito o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

(*) Fonte: Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por