Nas 853 cidades mineiras, 15,8 milhões de pessoas estão habilitadas a ir às urnas neste domingo (15), durante o 1º turno das eleições. Além dos prefeitos das localidades, os eleitores irão escolher 8.490 vereadores. Os números são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Há quatro anos, o Estado tinha 8.481 parlamentares municipais. Para este pleito, foram alterados os números de cadeiras nas casas legislativas de Arcos, Caetanópolis, Carmo do Cajuru, Ibiá, Itajubá, Itapagipe, Luz, Mateus Leme, Paraopeba, Rio Pardo de Minas e Uberaba.

Na capital mineira, são 41 vereadores. Recentemente, o Hoje em Dia mostrou a possibilidade de uma renovação de até 60% na Câmara de BH. O cálculo se baseou em pesquisas internas de cada legenda.

Outros números

Ainda de acordo com o TRE-MG, existem 304 zonas eleitorais no Estado e 10.046 locais de votação. Nesses espaços, a força de trabalho alocada para garantir a realização do pleito soma 177.368 mesários, 1.491 técnicos de apoio, 2.330 servidores e 313 magistrados.

No Estado, são 48.657 urnas eletrônicas. Dessas, 4.315 serão usadas para fazer o backup dos votos.

Para escolher o prefeito, o eleitor deverá digitar dois números na urna eletrônica; já para vereador, são cinco números a serem teclados antes de confirmar o voto

Onde votar

Quem esqueceu onde deve votar não precisa se desesperar. O eleitor pode conferir o local pelo aplicativo e-Título, baixado tanto pelo sistema IOS quando pelo Android, ou, ainda, clicando neste link.