Zema promete 'equilíbrio e responsabilidade' para analisar projeto sobre transporte fretado em Minas

Luiz Augusto Barros
@luizaugbarros
02/09/2021 às 09:06.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:48
 (Fernando Michel/ Hoje em Dia)

(Fernando Michel/ Hoje em Dia)

O governador Romeu Zema (Novo) foi às redes sociais nesta quinta-feira (2) para comentar a aprovação em segundo turno do Projeto de Lei (PL) 1.155/15, que regulamenta o transporte fretado em Minas Gerais, aprovado na terça-feira (31) pela Assembleia Legislativa (ALMG). 

Agora, o documento precisa ser analisado pelo Executivo. De acordo com o gestor, o interesse dos mineiros "sempre estará em primeiro lugar". 

Mas adianto, o interesse dos mineiros sempre estará em primeiro lugar em toda decisão do meu governo. Minas tem Gestão.— Romeu Zema (@RomeuZema) September 2, 2021

“Calma pessoal! O Projeto de Lei que trata sobre transporte por ônibus fretado foi encaminhado pela Assembleia Legislativa ontem. O Governo de Minas fará agora a análise com equilíbrio e responsabilidade”, publicou.

De autoria de Alencar da Silveira Júnior (PDT), a proposta proíbe a prestação do serviço de fretamento por terceiros que promovam a comercialização de passageiros e que sejam aplicadas características de transporte público, com regularidades de horários e itinerários.

Além disso, empresas que promovem viagens em grupo devem enviar uma lista com os nomes dos viajantes com seis horas de antecedência ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 

O projeto recebeu 34 votos a favor e 21 contra. O primeiro turno foi aprovado no dia 25, por 42 votos e 15.

As mudanças propostas afetam diretamente serviços de fretamento colaborativo viabilizados por aplicativos, como a Buser.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav) manifestou repúdio à decisão e afirmou que trabalhará pelo veto de Zema. A Buser posicionou-se alegando que o texto agrava a crise econômica e demonstra retrocesso à evolução do setor de mobilidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por