
Mais uma vez a crise financeira de Minas Gerais foi um dos destaques da série de entrevistas da Sabatina HD. Nesta segunda-feira (24), o candidato ao governo de Minas Adalclever Lopes (MDB) afirmou que o Estado precisa fazer imediatamente o ajuste fiscal.
Adalclever tem 51 anos, é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e está no quarto mandato na casa, como deputado estadual. "O ajuste fiscal tem que ser focado no que a gente tem a receber do governo federal. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, criamos a Comissão Especial do Encontro de Contas e nós teríamos R$ 40 bilhões a receber. Então é preciso fazer o ajuste em todas as áreas, educação, saúde, segurança pública... Mas esse ajuste fiscal depende de grande negociação com o governo federal", argumentou.
Questionado sobre um prazo para colocar o salário dos servidores em dia, ele preferiu não se comprometer. Disse que é prioridade, mas depende do ajuste fiscal. Atualmente, o funcionalismo vem recebendo em três parcelas e depois do quinto dia útil.
Mobilidade urbana
O candidato afirmou que pretende renegociar com o governo federal obras que precisam ser retomadas, como melhorias na BR-381 e no Anel Rodoviário, além da ampliação do metrô da capital. "São obras federais, mas que o governo do Estado pode entrar com parceria", explicou.
Saúde
Na área da saúde, Adalclever destacou que pretende focar no atendimento nos municípios. "Como o programa 'Mais médicos' do governo federal. A ideia é criar um programa desses no Estado. Cuidar da saúde primária, da prevenção, antes do paciente chegar ao hospital. A ideia também é priorizar os médicos mineiros. Mas se precisar buscamos fora também", explicou.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Leia mais:
Sabatina HD - Claudiney Dulim (Avante): ‘Temos que reformar a Previdência’
Sabatina HD: Jordano Metalúrgico (PSTU) - 'Não vamos pagar a dívida'
Sabatina HD: Anastasia prevê, se eleito, enxugar secretarias e cortar cargos comissionados
Sabatina HD: Romeu Zema diz que, se eleito, quer reduzir secretarias de 21 para 9; confira o vídeo